Aracaju, 5 de abril de 2025
Search

POPULAÇÃO DE SÃO DOMINGOS RECEBE DIVERSOS SERVIÇOS DURANTE A 44ª EDIÇÃO DO PROGRAMA “SERGIPE É AQUI”

1slide_cf535c458965609329211ebcfdf3f731 (1)

O município de São Domingos, no Agreste Sergipano, recebeu, nesta sexta-feira, 4, a 44ª edição do ‘Sergipe é aqui’. A ação do Governo do Estado disponibilizou cerca de 170 serviços da administração pública aos são-dominguenses, no Centro de Excelência Emeliano Ribeiro e arredores.

A agricultora Raiane dos Santos, de 28 anos, teve acesso aos exames de lâmina e transvaginal e destaca a facilidade de ter serviços de diversas áreas ofertados na sua cidade. “Está maravilhoso, com todo pessoal sendo bem atendido. É importante essa ação porque nem todos procuram esses serviços como deveriam, mas, aqui, vêm e conseguem mais informações”, afirma a moradora do povoado Mangabeira.

Na oportunidade, Raiane também procurou os serviços do Opera Sergipe para ter acesso a cirurgia bariátrica. “É meu sonho realizar essa cirurgia. Quero muito que dê certo porque há muito tempo venho tentando emagrecer, já tomei remédio e tentei várias formas de emagrecer, mas fico no efeito sanfona, emagreço e volto a engordar tudo novamente”. Para a agricultura, a cirurgia bariátrica vai mudar sua vida para melhor. “Há mais de dois anos estava tentando fazer pelo SUS, depois tentei fazer um plano de saúde, mas não consegui devido a recursos financeiros. Então, quando soube que ia ter o Opera aqui, fiquei muito feliz, pois disseram que é mais rápido e prático. A cirurgia vai ser muito importante para mim, vai facilitar no trabalho, a cuidar e brincar com a minha filha”, completa.

O programa do Governo Itinerante tem o objetivo de aproximar o Governo do Estado do cidadão, com mais de 20 Secretarias de Estado, assim como diversos órgãos da administração pública estadual envolvidos no projeto.

Lucivania Oliveira, 37, está desempregada, atualmente, e, segundo ela, a ação do Estado chegou ao município em um bom momento. “Vim buscar o serviço de averbação de registro na Defensoria Pública do Estado, para corrigir a certidão de nascimento da minha filha. Foi ótimo poder fazer isso aqui porque já tinha ido no cartório corrigir, mas não tive condições de fazer, pois custaria uns R$ 500, mas, aqui, fiz de graça”, conta.

Já a pequena empreendedora Beatriz Lima Santos, 24, aproveitou a ação para promover seus produtos e conseguir uma renda extra com a venda de sopa, cachorro-quente, munguzá, mingau de puba e arroz doce, no estande da Economia Solidária, organizado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem). “Há mais de três meses, vendemos os nossos produtos na praça da igreja, e ter essa oportunidade aqui foi muito gratificante. A gente nunca tinha tido uma oportunidade assim. As pessoas gostam muito dos nossos produtos e vendemos bem hoje. Teve gente que até voltou pra comprar de novo”, relata a jovem, que vende os quitutes ao lado do esposo, Jeverton.

O senhor Josivaldo Vieira, 66, procurou os serviços da carreta do homem e evidenciou a importância dos homens cuidarem da saúde. “Vim fazer o exame da próstata. Faço esse exame desde os 38 anos, todo ano, e todos precisam fazer. Como o governador é um cara gentil, que fez essa campanha, ajuda muito a população que mora no interior. Facilita, porque a gente não precisa se deslocar para Aracaju”, ressalta.

Serviços

Com mais da metade dos municípios sergipanos contemplados, o programa, coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil, já beneficiou aproximadamente 180 mil pessoas. Entre os serviços disponíveis estiveram: atendimentos de saúde (consultas médicas e exames); emissão da segunda via de certidões de nascimento, casamento, óbito; agendamento e emissão de carteira de identidade; acesso à tarifa social da Deso; castração de animais; serviços do Detran/SE; orientações jurídicas; atividades de lazer e cultura; e outras ações da estrutura governamental.

Foto: Erick O’Hara

Leia também