A Câmara Municipal de Pacatuba dá um grande passo para qualificação de vereadores, servidores da Casa e população. Na manhã desta quarta-feira, 22, em Sessão Solene, os vereadores realizaram um sonho conjunto da comunidade. Foi inaugurada a Escola Legislativa que leva o nome da professora Aliete Carlos dos Santos, mãe do vereador Wolney Quitério. Dona Aliete, como era popularmente conhecida, foi vice-prefeita, empresária, professora, mãe e avó de uma grande família que segue seus exemplos deixados em um legado de honestidade e muito trabalho em prol de Pacatuba.
Emocionado, o filho da homenageada não poupou as palavras quando o assunto é a história de sua mãe. “Dona Aliete era uma mulher que tinha tudo que precisava, dentro de si mesma. Mulher guerreira, que tinha no DNA um exemplo a ser seguido por todos. Deixou um legado de determinação, pois criou uma grande família que segue os seus passos. Não descansou um dia sequer, por isso, e por tantos outros inúmeros motivos é tão merecedora desta homenagem”, concluiu Wolney Quitério, que teve o apoio de sua família presente no Plenário da Casa.
A presidente da Escola Legislativa da Assembleia de Sergipe, Telma Pimentel, esteve presente na solenidade e compôs a mesa junto com o Pároco Cristiano dos Santos, a escritora Vivian Lemos, a presidente Leilane Quitério e o vereador Wolney Quitério. Diante de sua importância e exemplo a ser seguido, Telma destacou algumas ações que podem ser desenvolvidas futuramente pela Escola Legislativa do Município. “Eu acredito que vocês conseguirão êxito total nesta Escola. Já temos algumas ideias de cursos que serão implementados aqui, como, por exemplo, o de Oratória e o de Informática Básica. Então os pacatubenses terão mais oportunidades de se especializarem para o futuro”, garantiu Telma, que ainda enfatizou que objetivo da Escola também é capacitar os servidores e vereadores da Casa.
A representante da chefe do Executivo, Iara Martins, usou a tribuna para externar a sua alegria de participar da inauguração. Segundo Iara, a implantação da Escola é um sonho que está sendo realizado, pois ela acompanhou o processo de busca e o desejo da presidente de trazer uma unidade para Pacatuba. “Tenho certeza que essa Escola vem para acrescentar. Que todos saibam desfrutar desta oportunidade. Em nome da gestão, digo que pode contar com a gente”, enfatizou.
Ainda na oportunidade, foi lançado o livro “Reflexões Sobre Viver a Vida”, de autoria da enfermeira e coordenadora de Atuação Básica de Pacatuba, Vivian Lemos, e do seu padrinho literário, Cleiber Vieira. A obra relata uma perspectiva reflexiva sobre a vida e sobre pontos da vida que precisamos estar atentos. A pequena Marina Lourenço, moradora do povoado Tabuleiro, recebeu o apoio da escritora e todos os presentes para lançar futuramente o seu livro “A Criatura dos Três Reinos”. O exemplar foi escrito por ela aos 12 anos, disse a presidente quando a convidou para apresenta-la aos presentes na solenidade.
A presidente da Casa, Leilane Quitério falou da felicidade de participar dos atos do dia. “Primeiramente, muito contente e fazer esta homenagem da dona Aliete Carlos dos Santos em que tive o prazer do conviver quando criança e sempre escutar os bons concelhos que ela dava aos jovens do nosso município, sempre quando íamos catar goiaba no quintal de sua casa. Uma grande mulher, sem dúvida, que deixou muitos ensinamentos para nós todos. E também por estar aqui dando oportunidade para estas jovens meninas, com o lançamento e divulgação de suas obras literárias, que irão servir de exemplos para que outras jovens também traçarem o caminho pela leitura e educação. É um sonho pessoal meu tirar essa Escola do papel, pois ela representa um avanço significativo para a educação do nosso município. Por isso ela é tão importante para mim enquanto mulher, mãe, professora e gestora”, destacou.
Além disso, foi promulgada na sessão a nova Lei Orgânica Municipal. Após algumas mudanças, a Lei foi atualizada e foram alterados alguns artigos, incisos, parágrafos e capítulos. “Antes desta Lei Orgânica estar pronta, ela passou por diversas fases e conversas, onde realizamos algumas audiências públicas, para que chegasse nesta conformidade. É um marco para o nosso município. No mais, agradeço a presença e o apoio de todos nesta manhã muito produtiva para Pacatuba”, concluiu a presidente.
Texto e foto: Ascom/CMP