Aracaju, 22 de novembro de 2024
Search

Capacitação promovida pelo Ministério Público de Contas de Contas reúne controle interno de 25 municípios sergipanos

PHOTO-2022-05-16-20-20-40

Capacitação promovida pelo MP de Contas reúne controle interno de 25 municípios sergipanos

O Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe (MPC/SE) deu início na manhã desta segunda-feira, 16, ao ‘I Workshop Sobre a Atuação do Controle Interno Municipal: Diagnóstico e Oportunidades de Melhoria’.

Organizado pelo procurador-geral do MPC, João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, o encontro reuniu o primeiro bloco composto por 25 dos 75 responsáveis pela área de controle interno nos municípios sergipanos.

“Esses encontros são voltados para os secretários municipais de Controle Interno e nasceram com o intuito de promover essa aproximação do Tribunal de Contas do Estado com os secretários. Como o título do evento define, a ideia é conversar com os controladores, entender a situação e realidade de cada um e principalmente que eles mesmos, diante de orientação e sugestões, construam as oportunidades de melhorias e possam melhorar a gestão pública e prestação do serviço público”, pontuou João Augusto Bandeira.

Palestrante do Workshop, o diretor de auditoria da Prefeitura de Aracaju, Antônio Álvaro de Carvalho, compartilhou o conteúdo proposto de maneira didática, aplicando ainda um questionário para conhecer melhor as realidades de cada município. “É difícil até avaliar a importância de um evento como este, fundamental para os gestores e o pleno exercício de suas competências. Para mim é motivo de orgulho e satisfação ter recebido esse convite. Após essas reuniões, o Tribunal de Contas terá um retrato real acerca do funcionamento do controle interno de cada município”, disse Antônio Álvaro.

Também palestrante da manhã, a secretária municipal de Controle Interno do município de Itabaianinha, Fernanda do Nascimento Santana, ministrou a palestra “Dividindo Experiências”, um relato composto por dados, dificuldades e toda estrutura de funcionamento e o dia a dia do Controle Interno em Itabaianinha. “Essa aproximação fortalece a técnica e o fazer dos controladores municipais. Com esse aporte do MPC, todos ganhamos mais segurança no desempenho de nossas funções”, afirmou a secretária.

Representando a Prefeitura Municipal de Aracaju, o controlador-geral do município, Eliziário Silveira Sobral, enalteceu a relevância do Workshop. “É preciso que haja esse elo entre o Tribunal e os municípios, e essa ação reafirma a importância desta interação. Em boa hora, parabenizo o procurador Bandeira e tenho certeza que teremos resultados muito benéficos nesse Workshop”, colocou o Eliziário Sobral.

Responsável pelo exercício do Controle Interno do município de Carira, Mara Matos parabenizou o TCE pela realização do encontro. “É um momento de muitas mudanças, como a vigência da Lei nº 14.133, e a realização do Workshop veio em momento oportuno. O nosso objetivo é prestar um serviço de qualidade para os munícipes e em sintonia com os órgãos de controle”, finalizou a secretária.

O workshop contará com outras duas manhãs, nos dias 18 e 20 de maio, composto por duas diferentes turmas que contemplam os cinquenta secretários municipais restantes. ​

Foto: Cleverton Ribeiro

Texto: Diego Smith

Leia também