Ato na quinta, dia 14, em Aracaju, cobra que Sergipe cumpra Acordo Coletivo Nacional. Sindicato prevê retirada de carteiros das ruas gerando sobrecarga de trabalho em pleno Natal
A partir das 7 horas da manhã da próxima quinta-feira, dia 14 de dezembro, vai ter protesto com carro de som em frente à unidade dos Correios localizada na Rua Acre, no bairro Siqueira Campos. A mobilização é organizada pelo SINTECT/SE (Sindicato dos Trabalhadores dos Correios em Sergipe), filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE).
O secretário geral do SINTECT/SE, diretor da CUT Sergipe, Jean Marcel, explicou que há enorme desfalque no corpo de trabalhadores dos Correios, tanto em Sergipe como no Brasil. Esta realidade resulta da política de incentivo às demissões no governo Bolsonaro, além da falta de concurso público para repor a demanda crescente do trabalho de entrega de correspondências e encomendas.
De acordo com Jean Marcel, a administração dos Correios em Sergipe insiste em adotar o sistema de distribuição DDA (Distribuição em Dias Alternados) que camufla a falta de funcionários com o objetivo de diminuir os postos de trabalho.
SINTECT/SE informou que a previsão é de retirada de carteiros das ruas aumentando a sobrecarga, prejudicando os trabalhadores e prejudicando a população.
“A gestão local dos Correios não está cumprindo nosso acordo coletivo, ao insistir em utilizar o DDA como ferramenta para esconder a falta de funcionários. Aumentam o tamanho dos distritos e diminuem o número de carteiros nas unidades. Quem ficar, terá sobrecarga de trabalho. E onde esses carteiros “sem distrito” vão trabalhar? São muitas incertezas que estão gerando muita indignação. Se a empresa continuar com esta postura truculenta, faremos greve nas vésperas do Natal. Declarou Jean Marcel.
Na Zona Norte que entrega para o Bugio, Lamarão, Santos Dumont, Bairro América e demais bairros da zona norte da capital, a previsão é de retirada de 9 a 10 carteiros. Na Zona Sul, que entrega na Zona de Expansão, Orlando Dantas, Augusto Franco, Atalaia, Coroa do meio e Aeroporto, a previsão é de retirada de 8 a 10 carteiros. Em Nossa Senhora do Socorro, a previsão é de retirada de 5 carteiros.
Foto assessoria
Por Iracema Corso