Aracaju, 4 de dezembro de 2024
Search

Reforma Protestante será celebrada em Sessão Especial na CMA

image_large

Em alusão ao dia da Reforma Protestante, será realizada, no próximo dia 25, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), uma Sessão Especial. De autoria da vereadora Emília Corrêa (PL), o evento, que debaterá a história Cristã, sua importância e enriquecimento para a sociedade, iniciará às 14h e contará com a presença de representantes evangélicos, grupos religiosos, Organizações não Governamentais (ONGs) e  também será aberto ao público.

Para Emília, além da importância do movimento no contexto da história ocidental e das religiões, os feitos de Martinho Lutero, como seu trabalho e comprometimento social, deveriam ser usados para promover mudanças em nossa sociedade. “Lutero foi inspirado pelo Espírito Santo de Deus. Muitos são pastores, mas o que faz a diferença é o Espírito Santo que está dentro de nós. Para ele, era muito importante que meninos e meninas tivessem acesso à escola, um desafio semelhante aos que temos ainda hoje em uma sociedade patriarcal. Precisamos imitá-lo. Somente desse jeito, a gente verá a reforma que hoje chamamos de mudança”, destacou.

História

A Reforma Protestante foi um movimento que teve início em 31 de outubro de 1517, na Alemanha, quando o monge Martinho Lutero fixou suas 95 teses na porta da catedral de Wittenberg, protestando contra doutrinas e práticas da igreja dominante. Marinho Lutero conclamou o povo e os eruditos a repensarem o modo como interpretavam o cristianismo. Iniciada por Lutero, em pouco tempo, se espalhou para muitos outros países por meio de homens que levaram adiante a ‘redescoberta’ do Cristianismo Bíblico ao mundo. Assim, a liberdade pregada por Lutero incentivou o surgimento de várias correntes religiosas. Voltando ao que se entendia serem as origens do cristianismo, surgiram as igrejas luteranas, presbiterianas e muitas outras denominações, que mais tarde chegariam também ao Brasil.

A Sessão será transmitida por meio da da TV Câmara 5.3, redes sociais e site (@cmaracaju).

Ascom CMA – foto Gilton Rosas

Leia também