Aracaju, 5 de abril de 2025
Search

Kitty Lima reforça compromisso com animais comunitários em audiência

c00746b2-f33f-425a-80e9-fe6449ed6724

Nesta sexta-feira (04), a deputada estadual e ativista da causa animal, Kitty Lima, participou da audiência pública promovida pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Ministério Público de Sergipe (MPSE) para discutir a situação dos animais comunitários que vivem no campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão. O evento, realizado no Palácio Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju, reuniu autoridades, especialistas e representantes de organizações ligadas à proteção animal.

Durante sua fala, Kitty Lima destacou a necessidade de políticas públicas efetivas para garantir o bem-estar dos animais de rua e reforçou a importância da manutenção e ampliação dos serviços oferecidos pelo Hospital Veterinário da UFS. “Estamos falando de uma questão de responsabilidade coletiva. Precisamos de ações concretas que envolvam a sociedade, o poder público e instituições acadêmicas para criar soluções sustentáveis para esses animais”, afirmou a deputada.

A audiência também marcou o início do Abril Laranja, mês dedicado à conscientização sobre a crueldade animal, instituído por uma lei de autoria de Kitty Lima. “Muito feliz no dia de hoje, que a gente dá start no Abril Laranja, Lei da minha autoria tanto como vereadora, quanto como deputada, porque a gente sabia a importância de combater os crimes contra os animais. Infelizmente, em Sergipe, a gente vê diariamente crimes absurdos. Seja cães, gatos, cavalos, animais silvestres… Então, estamos aqui para debater leis que existem e que estão por vir, como a lei da castração e a lei dos animais comunitários”, enfatizou.

Durante o evento, foram discutidas estratégias para fortalecer as políticas de castração, adoção e conscientização sobre o abandono de animais. A deputada ressaltou ainda a importância da participação popular nesse debate. “Precisamos envolver mais pessoas. Cada um pode fazer a diferença denunciando maus-tratos, apoiando campanhas de adoção e ajudando na conscientização sobre a posse responsável”, pontuou.

A audiência contou com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Sergipe, da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe, da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, da Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju – Programa AjuAnimal, da Delegacia de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama), dos shoppings Rio Mar e Jardins, do Projeto Tamar, do Instituto Sergipano de Direito Animal e da Associação Desportiva Confiança.

Transmitido pelo canal do MPF no YouTube, o evento permitiu que um público maior acompanhasse as discussões e participasse com perguntas enviadas pelo WhatsApp. Com a mobilização de autoridades e especialistas, a expectativa é que novas ações sejam implementadas para garantir um futuro mais digno para os animais comunitários de Sergipe.

Texto e foto assessoria

Leia também