Aracaju, 2 de fevereiro de 2025
Search

Hugo Motta é eleito presidente da Câmara Federal e deputada Katarina Feitosa surpreende sendo a terceira secretária na eleição da mesa

999

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito neste sábado (1º) presidente da Câmara dos Deputados e ficará no comando da Casa pelos próximos dois anos, até 2027.

Ele é o mais jovem a ocupar o posto na história da Casa, com 35 anos. Motta obteve 444 votos, a segunda maior votação para um presidente da Câmara. A primeira foi a do seu antecessor, Arthur Lira (PP-AL), com 464 votos em 2023.

Dos 513 deputados, 499 votaram. Marcel van Hattem (Novo-RS) teve 31 e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) teve 22 votos.

Além de definir as pautas de votação do plenário, o presidente da Câmara tem, entre outras prerrogativas, a de abrir, ou não, um processo de impeachment para afastar o presidente da República.

Antes de ser eleito, Motta, um dos expoentes do Centrão, fez um discurso no qual deu o tom de seu mandato: a defesa da Câmara.

Motta destacou a necessidade de uma Câmara independente, capaz de atuar sem interferências externas e de forma harmônica com os demais Poderes.

Juntos, vamos fortalecer institucionalmente a Câmara, manter a sua autonomia e independência em relação aos demais Poderes. É salutar compreendermos que uma boa gestão de país se faz com respeito, pressuposto da harmonia”, afirmou.

O deputado também enfatizou que a imunidade parlamentar deve ser garantida e respeitada, argumentando que essa prerrogativa é essencial para a atuação dos congressistas. “Queremos uma Câmara forte, com a garantia de nossas prerrogativas e em defesa de nossa imunidade parlamentar”, disse.

Apoio da esquerda, do centro e da direita

Leia também