Na sessão desta terça-feira, 25, o deputado estadual Garibalde Mendonça, PDT, fez referência ao Hospital da Criança sobre sua estrutura e a capacidade técnica de todos os colaboradores que ali exercem suas funções.
O parlamentar disse que “o hospital da criança não é a solução pra tudo”, principalmente, quando casos leves estão sendo atendidos naquela unidade de saúde, e que poderiam ser solucionados nas unidades básicas em suas comunidades, e até mesmo em vários municípios do estado, que estão com pacientes sendo atendidos no hospital da criança.
“Recebi informações sobre o casos que estão chegando por lá, onde pacientes têm a necessidade apenas do uso de um simples aerosol, o que poderia ser feito nas unidades básicas existentes em Sergipe”, revelou Garibalde.
O deputado reconheceu a qualidade dos profissionais que lá trabalham diariamente, e entende que estes não podem ser responsabilizados pelo fato da sobrecarga de pacientes que estão procurando o hospital da criança, quando poderiam estar mais próximos de suas casas.
“É preciso que os prefeitos façam funcionar as unidades básicas de saúde na sua plenitude, o que diminuiria em muito a sobrecarga que vem passando o hospital da criança nos últimos dias” advertiu e concluiu Garibalde.
Por Ferreira Filho