Com expectativa de gerar 600 empregos, o setor de compras da rede Gbarbosa, do grupo Cencosud, retornou a Sergipe. A solenidade de anúncio e assinatura de protocolos ocorreu nesta sexta-feira, 3, no Palácio dos Despachos, com as presenças do governador Fábio Mitidieri e do presidente do grupo Cencosud, Sebástian Dario Los.
O retorno do setor de compras da rede GBarbosa foi anunciado no último dia 19, após quase dez anos desde o fechamento do setor. Em agosto de 2023, o governador esteve reunido com o presidente da Cencosud Brasil, Sebastián Dario Los, para tratativas.
Na oportunidade, o grupo apresentou pleitos que foram prontamente analisados pela administração estadual, como a adequação da legislação do comércio eletrônico para consumidores.
Fábio Mitidieri destacou a volta do setor de compras da empresa, que é tido como patrimônio sergipano. “É um dia muito importante, porque é a garantia do retorno do setor de compras do GBarbosa, cerca de dez anos. Isso nos devolve um pouco da autoestima, de uma empresa que surgiu no estado, que já gera 20 mil empregos e movimenta todo o comércio. Com isso, após um período de negociação, abre uma grande janela de oportunidades nas áreas de logística, transporte, aumento da circulação de mercadorias e geração imediata de mais empregos”, afirmou o governador.
O governador ressaltou o ambiente favorável no estado para atração de empresas. “Uma das coisas que a gente se preocupa é em passar segurança e tranquilidade para os negócios e em desburocratizar, para que as pessoas entendam que vale a pena investir em Sergipe para que, dessa forma, tenham o governo como parceiro da economia para ajudar a se desenvolver cada vez mais. Portanto, o nosso papel é de facilitar para quem quer trazer oportunidades para Sergipe”, frisou.
Para o presidente do grupo Cencosud, Sebástian Dario Los, Sergipe apresenta-se como um mercado de grande relevância e potencial para novos negócios. “Quero agradecer e parabenizar o Governo do Estado por esta parceria. Vemos o Programa Primeiro Emprego como um programa excepcional. Não tenho dúvidas de que outros estados devem usar como exemplo”, pontuou.
Qualificação
Por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), a gestão estadual firmou parceria com o grupo para desenvolvimento de ações no âmbito do Programa Primeiro Emprego (PPE).
O secretário da Seteem, Jorge Teles, falou sobre a parceria com a empresa, que vai oferecer cerca de 400 vagas de qualificação para o setor de varejo, em funções diversas. Ao final da qualificação, o objetivo é que no mínimo 30% dos jovens sejam contratados.
“O retorno do centro de compras do GBarbosa vai gerar muitos empregos diretos e principalmente indiretos, já que o fornecedor sergipano da loja vai poder tratar diretamente aqui no estado de Sergipe e não vai precisar se deslocar para outros estados, nem vai ter a concorrência de comerciantes de outros estados. Além disso, tem essa contrapartida com o Programa Primeiro Emprego, no qual esses jovens que fazem parte do programa serão capacitados a partir de agora e, depois, contratados”, informou.
Inicialmente, as qualificações serão distribuídas entre a capital, Aracaju, e diversos municípios, incluindo Lagarto, Estância, Boquim, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Itabaianinha, Itabaiana, Tobias Barreto e Nossa Senhora das Dores. As turmas devem ser iniciadas já neste mês de novembro.
Sefaz
Durante a solenidade, a secretária de Estado da Fazenda, Sarah Andreozzi, destacou os investimentos realizados na infraestrutura do estado que favorecem o desenvolvimento econômico. “Serão R$ 600 milhões para infraestrutura. Estamos trabalhando muito forte com o Brasil e com os bancos nacionais para conseguirmos esses investimentos fundamentais para a infraestrutura do estado”, indicou.
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) realizou um estudo da legislação do comércio eletrônico do estado da Bahia e está elaborando um decreto que versa sobre o sistema de distribuição em Sergipe.
O objetivo é facilitar o enquadramento do Cencosud e de empresas similares à normativa estadual. Essas ações da Sefaz têm um impacto direto na competitividade das empresas que desejam se estabelecer em Sergipe, especialmente no segmento do comércio eletrônico.
A estratégia do Governo do Estado permitiu a negociação bem-sucedida para o retorno do setor de compras do GBarbosa, um grupo genuinamente sergipano.
Como resultado, a iniciativa favorece a expansão do mercado para representantes comerciais do estado e abre oportunidades para pequenos, médios e grandes produtores, que agora podem se tornar fornecedores dessas empresas.
Segundo Alberto Cruz Schetine, subsecretário de Receita Estadual, a próxima etapa após os ajustes é a implementação de um regime especial de fiscalização, que proporcionará mais segurança à viabilidade da iniciativa. “Quando um centro de compras se instala em um estado, toda uma cadeia econômica surge ao seu redor. Portanto, a ideia é que, trazendo esse centro, fomentemos também essa cadeia com a criação de novos estabelecimentos”, explicou Schetine.
Foto: César de Oliveira