O deputado federal João Daniel (PT/SE) enviou ofícios endereçados ao Ministério da Justiça (MJDP), ao Ministério dos Direitos Humanos e à Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial (CDHM) da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (11). O parlamentar exige a apuração sobre uma ação da polícia que resultou nas mortes de quatro jovens negros no Bairro Industrial, em Aracaju – Capital Sergipana, no último sábado (08).
A ação foi protocolada a partir de denúncia da comunidade local sobre a conduta dos policiais e possível prática de violência contra os jovens que morreram, além de supostas agressões e ameaças aos familiares das vítimas. Outro fato abordado pelo deputado nos ofícios é o de que há diferenças substanciais no relato oficial da Secretaria de Segurança Pública (SSP/SE) e na versão dos moradores.
“Fiquei horrorizado com os relatos de que os agentes policiais entraram encapuzados e invadiram o local habitado por famílias muito humildes. Eles dizem que foram efetuadas rajadas de tiros direcionadas aos jovens e que não houve nem o direito de acionar o SAMU ou o IML, além de que os corpos foram ‘jogados’ de qualquer maneira em um veículo da Choque. É extremamente revoltante”, criticou o deputado.
Para João Daniel, o caso precisa ser apurado e a atuação dos órgãos é essencial nesse processo. “Buscamos os ministérios por uma questão de justiça social. Se existem tantos relatos que confrontam a versão policial, não podemos deixar esses casos impunes. Precisamos apurar e não subestimar possíveis casos de racismo estrutural e excessos por parte dos servidores públicos. Essas famílias precisam de respostas do poder público”, concluiu o parlamentar.
Ascom João Daniel