O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol-SE), Jean Rezende, foi eleito por unanimidade como novo presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores Policiais Civis do Nordeste (Feipol-NE) para os próximos dois anos. A eleição ocorreu na tarde da última quarta-feira, 16 de abril, durante o IX Congresso da Feipol Nordeste, realizado em Natal (RN).
A nova diretoria foi definida logo após a eleição e posse, com a participação dos presidentes e delegações dos sindicatos dos nove estados do Nordeste. Sergipe esteve representado pelos diretores do Sinpol-SE: Rickson Hipólito, Luís Borges, Evane da Silva Santos, Marivaldo Santos e Heráclito Menezes.
Jean Rezende agradeceu a confiança da base e das entidades coirmãs. “A diretoria da entidade sindical colocou meu nome à disposição para avaliação das demais entidades, e por aclamação, por unanimidade, todos os estados aprovaram e elegeram Sergipe para a presidência da Feipol Nordeste neste próximo biênio. É uma missão extremamente honrosa, mas também muito desafiadora. Quero dizer que a diretoria do Sinpol Sergipe está pronta para esse desafio e que não apenas o Estado de Sergipe, mas todo o Nordeste, e também os policiais civis do Brasil, poderão contar com nosso total e irrestrito empenho nesta honrosa missão”, assegurou.
A eleição foi celebrada como um marco de unidade e fortalecimento da luta sindical na região, conforme destacaram lideranças dos demais estados nordestinos. Para o presidente do Sinpol Ceará, ex-presidente da Feipol e atual vice-presidente da Federação, Tony Brito, o momento é de fortalecimento. “Estamos trabalhando muito pela união dos policiais civis, pela nossa força para alcançarmos nossos objetivos. Contem com nosso apoio. Desejamos toda sorte ao presidente Jean Rezende”.
Já José Heribaldo, presidente do Sinpol Paraíba, apontou a eleição como reflexo do amadurecimento político da Federação. “Parabenizo a nova diretoria da Feipol Nordeste. A eleição de Jean foi uma demonstração de unidade. Vamos dar uma nova dinâmica à luta, com valorização dos policiais civis no Nordeste e em todo o Brasil, junto à Cobrapol. Essa união é essencial para garantir dignidade e respeito à categoria”.
O presidente do Sinpol Pernambuco, Áureo Cisneiros, destacou a importância de uma federação forte diante dos desafios regionais. “O congresso foi excelente, participativo e com foco no fortalecimento da luta dos policiais civis no Nordeste. Precisamos avançar nas Leis Orgânicas estaduais, no piso salarial e ter uma atuação sindical firme junto aos consórcios dos governadores. A Feipol é nosso principal instrumento de luta”, observou.
Na mesma linha, Manoel Aucinê, presidente do Sinpol Maranhão, reforçou o compromisso de seu estado com a nova gestão. “Quero reafirmar o nosso compromisso com Jean Rezende para juntos, fortalecermos o movimento sindical no Nordeste. Assim como os governadores atuam em bloco no Consórcio Nordeste, nós, sindicatos, também estaremos unidos pela valorização dos policiais civis”.
O Congresso também foi palco de uma importante conquista para a pauta de gênero, a criação da Diretoria das Mulheres da Feipol. A novidade foi celebrada pela representante do Sinpol Alagoas, Alessandra Cairolli Fincatti. “Hoje é um marco histórico. Criamos um espaço específico para as mulheres debaterem as dificuldades enfrentadas na carreira, como a jornada de trabalho, a maternidade e a criação de delegacias especializadas. Vamos garantir que nossos direitos saiam do papel e se concretizem na prática”.
A eleição de Jean Rezende para a presidência da Feipol Nordeste simboliza o reconhecimento nacional da atuação firme, ética e comprometida da atual gestão do Sinpol Sergipe. A nova diretoria assume o compromisso de fortalecer a representação sindical, ampliar o diálogo com os estados e unificar pautas essenciais para a valorização dos policiais civis do Nordeste.
Texto e foto ascom Sinpol