Na manhã desta sexta-feira (27/9), a Polícia Federal realizou duas operações simultâneas que apuram fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Sergipe: Operação Em Massa e Operação Trainee.
Ambas investigam a inserção de dados falsos nos sistemas da autarquia, com a finalidade de desbloquear irregularmente benefícios previdenciários.
A Operação Em Massa foi realizada na cidade de Propriá/SE e foram cumpridos três mandados de busca e apreensão. O esquema envolvia um ex-funcionário da Agência do INSS na cidade e estagiárias, que desbloqueavam benefícios para concessão de empréstimos consignados sem o conhecimento dos titulares.
Por sua vez, a Operação Trainee foi deflagrada em Aracaju/SE, focando em fraudes similares ocorridas na Agência do INSS Siqueira Campos. Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
As ações foram iniciadas a partir de denúncias do Núcleo de Inteligência Previdenciária de Sergipe (NUINP/SE), e os suspeitos podem responder por crimes de falsidade ideológica.
Fonte PF/SE