A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Contra Concessionárias de Serviço Público (DRCSP), em trabalho integrado com a Polícia Científica de Sergipe e a Energisa, autuou o proprietário de um estabelecimento comercial, localizado no bairro Lamarão, por furto de energia elétrica, nesta quarta-feira (28).
O delegado Rafael Brito esclarece que foi identificado o desvio de energia elétrica no estabelecimento comercial. “Esse desvio, popularmente conhecido como “gato”, pode ser configurado como crime de furto ou de estelionato. Durante ação realizada hoje, o proprietário foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos”, explica.
A autoridade informa, ainda, que o desvio de energia coloca a vida das pessoas em risco, pois essas ligações podem provocar não só a queima de equipamentos, mas também curtos-circuitos e incêndios. A prática também sobrecarrega a rede de distribuição, já que a rede elétrica é planejada para atender os clientes regulares e cadastrados nos sistemas da companhia.
“A Energisa fiscaliza com frequência a rede elétrica para constatar irregularidades que além de ser crime, impacta o fornecimento de energia. Além das inspeções, também são realizados investimentos em tecnologia para facilitar a identificação dessas irregularidades e blindagem da rede com equipamentos de ponta. Lembrando que furto de energia também impacta na tarifa de energia, por isso a importância da população colaborar denunciando essas irregularidades”, afirma o coordenador de Combate às Perdas da Energisa, Bernard Gouveia.
Como denunciar
As denúncias são fundamentais para combater o furto e fraude de energia. A população pode colaborar de forma anônima por meio dos contatos da Energisa: 0800 079 0196, WhatsApp www.gisa.energisa.com.br e pelo aplicativo Energisa On. A denúncia também pode ser realizada pelo através dp181.
Com informações e foto da SSP