Diógenes Brayner – diogenesbrayner@.com
A plenária do PT realizada sábado, na sede do partido em Aracaju, demonstrou que ainda há uma divisão na legenda. Nada novo e nem personagens diferentes. Ficou bem claro que o partido pode ter mais de um candidato, dependendo dos que forem escolhidos, embora os nomes ainda não tenham sido definidos. Percebeu-se que o PT está buscando um bom relacionamento entre as tendências e se percebe claramente que amenizou no radicalismo e na possibilidade de convivência com siglas diferentes de cor. De qualquer forma procura-se a melhor forma de se buscar a mesma linguagem, mesmo com algum adjetivo diferente, com tons mais ponderados
Percebeu-se que a maioria era de tendência mais à esquerda e tinha liderança de Rogério Carvalho. Mas alguns membros do partido aplaudiram quando a professora Ana Lúcia, sem perder o seu estilo, disse em bom tom “que o PT terá candidato a prefeito”. Até o momento, apenas três prováveis candidatos são os mais citados: Eliane Aquino, Robson Viana e Candisse Carvalho o que, fora Eliane, não tem um posicionamento político comprovado e nem experiência nas urnas, apesar de fazer um trabalho bem avaliado para o relacionamento de Ricardo com a sociedade e integrantes do PT que antes não lhe eram to próximos.
Eliane Aquino atua hoje dentro do estilo PT que abriu espaços para adversários, como é o caso do próprio governador Fábio Mitidieri (PSD). Isso não quer dizer que Rogério Carvalho também não tenha cedido. O fez no ano passado quando se aliou com o senador Davi Alcolumbre (União Brasil) e ainda convivem como aliados íntimos, dentro do mesmo pensamento político. Já nos entendimentos de hoje, o governador Fábio Mitidieri (PSD) e o ministro Marcio Macedo se vincularam de tal forma que dão sinais de aliança e ajudam a Sergipe, dentro de um comportamento de alinhados em que um precisa do outro.
Não vetou ninguém
Ex-deputado André Moura, presidente regional do (Novo Brasil) em Sergipe disse ontem que jamais avisou ao governador Mitidieri que não apoiaria o candidato indicado por Edvaldo Nogueira. (PTE).
*** André Moura inclusive estava em reunião com o governador do Rio de Janeiro (PL)
Emília Extra
Essa deve ser novidade nos bastidores políticos: A vereadora Emilia Correa (Patriota) viaja no final de novembro a Brasília para um reunião com a Executiva Nacional do PSDB.
*** Entre o bate-papo um convite para que Emília se filie ao partido e seja candidata à prefeita de Aracaju com todo apoio da legenda.
*** Caso ela aceite, terá uma conversa com o cidadania e muita gente dom bloco pode não aceitar.
UFS em Estância
Aconteceu ontem audiência pública em Estância para instalação da UFS naquela cidade, com a coordenação e ação do prefeito Gilson Andrade e a presença de vários políticos, entre eles o senador Rogério Carvalho (PT) e deputado federal Thiago de Joaldo (PSC)
*** O vice-prefeito João da Graça, que disputa a prefeitura, doou o terreno, para construção da sede da UFS, no terreno no bairro Bonfim.
Houve um detalhe
O prefeito Gilson Andrade e o ex-prefeito Ivan Leite, são inimigos políticos ferrenho, disputaram fotos lado a lado na instalação da UFS.
*** Os políticos dos dois lados estranharam porque eles esqueceram velhas divergências durante a solenidade da manhã de ontem.
Sobre candidatura
O encontro da Executiva do PT, sábado, não foi tão arrojada quanto às anteriores e não houve decisão em relação a candidaturas. Até por um dos nomes mais cotados faltou. Eliane Aquino.
Apesar do silencia em relação a candidatos, a professora Ana Luciano não recuou e anunciou: “A Oposição do PT terá candidato”, e foi aplaudida.
*** A maioria dos participantes deixa claro que prefere a unidade e fortalecimento do bloco.
Luis Alberto circula
Sábado passado, quando foi realizada a já tradicional feijoada do Pré-Caju, o prefeito Edvaldo Nogueira, seu provável sucesso Luiz Alberto chegaram juntos, permaneceram juntos e saíram junto.
*** O bloco apoia o candidato Luiz Alberto, mas deixa claro que vai depender dos líderes com o próprio Edvaldo e o governador Fábio Mitidieri, que baterá o martelo final.
Terreno de Marinha
Alguns deputados e vereadores vão debate a hoje chamada taxa de terreno de marinha, que na opinião da maioria não serve de nada em termos de recursos para o Estado.
*** É uma reunião preparatória para a audiência pública que acontece na Câmara de Aracaju em novembro.
Pode ser cassado
A notícia chega de forma alarmante e por decisão, da coluna, não divulgará o nome: um prefeito não vai disputar a reeleição porque dificilmente não será cassado por corrupção.
*** O processo anda desde o primeiro período do mandato e continua se aprofundado com novos fatos que aconteceram.
Suspende cirurgia
Iran Barbosa diz que “são graves as denúncias de que o Hospital São José, em Aracaju, suspendeu as cirurgias pelo SUS devido ao atraso de repasses de recursos financeiros pela Administração Municipal de Aracaju”.
*** – De acordo com as informações, outros serviços também podem ser suspensos.
Alessandro dá duro
O senador Alessandro Vieira (MDB) disse “que a luta pela expansão da UFS, com os novos campus de Propriá e Estância, deve ser de todos os sergipanos, mas é importante reconhecer que a iniciativa foi minha e do ministro Márcio Macedo (PT)”.
*** E acrescenta: “quem dormia em berço esplêndido há anos pode e deve ajudar, mas sem esconder a verdade”.
João: ampliar a UFS
O deputado federal João Daniel (PT) esteve presente na audiência pública sobre a implantação de um Campus da UFS em Estância.
*** – O Campus na região Sul abrirá as portas para o ensino superior para toda uma região e permitirá impulsionar o desenvolvimento de Sergipe, disse.
*** Para João, “ampliar a UFS é um compromisso do nosso mandato popular”.
Giro pelas redes sociais
Globo News – A família da DJ Shani Louk, de 23 anos, que foi sequestrada pelo Hamas em 7 de outubro, confirmou a morte dela nesta segunda (30).
Metrópoles – Segundo a modelo, o homem “sumiu” após descobrir a quantidade de parceiros sexuais que ela já havia tido na vida.
Gleisi Hoffmann – Bolsonaro, o cara-de-pau, decretou 1.379 sigilos de 100 anos em seu governo, 80% deles totalmente indevidos. Agora está usando sua rede de mentiras pra atacar a privacidade de Janja.
Wlamir – Não ocupa cargo público e está sentada em reuniões do governo? Já vi imagens dela escrevendo bilhetes em pronunciamentos… Explica aí, por favor?
Miriam Leitão – Haddad mostra irritação, foge do tema, mas mantém compromisso com equilíbrio fiscal.
Gláucia Torres – Haddad é um ministro que trabalha com seriedade. Certos jornalistas parecem que gostam de ficar cutucando e remoendo perguntas já respondidas. Ele fez o que deveria ter feito, não tem que perder tempo.
Sergipense – Ainda sem nome à prefeitura, plenária do PT se reafirma oposição aos governos de Aracaju e Sergipe.
Senador Laércio falou na Câmara sobre o cancelamento dos voos diretos de Aracaju – Rio de Janeiro – Aracaju, por parte da Companhia aérea Gol”.