Diógenes Brayner – diogenesbrayner@gmail.com
Há uma movimentação em todos os municípios para acomodação de candidaturas a prefeito e vereador. O burburinho vem acontecendo com a proximidade de março, porque já a partir do dia 07 de março está liberado o pula-pula de um partido para outro, através de “janelas” escancaradas pela legislação eleitoral. Nas cidades do interior e em Aracaju há um movimento de transações de troca de legendas, para fortalecer grupos políticos e facilitar a presença nas decisões parlamentares. Algumas siglas querem indicar nomes à Prefeitura e à Câmara e, para evitar a chamada chapa “puro sangue”, convocam os filiados que disputarão mandatos majoritários e o fazem pular a janela, com o objetivo de subir ao palanque com candidatos de partidos diferentes, o que os tornam mais fortes diante do eleitorado, mesmo aqueles que vivem de transações políticas.
Em Aracaju se fala com frequência em troca de partidos. A candidata à prefeita Emília Corrêa está no PRB, um novo partido formado pelo seu antigo Patriota e pelo PTB. Um simbolismo a atrai pela sigla – o número 25 – mas, mesmo assim, as consequências podem fazê-la deixar a legenda por um outra, dentro da regra “das janelas”. Emília é de oposição mais à direita, e há boatos de que o PRB vai apoiar o Governo. Assim, ela não fica. Entretanto tem pelo menos mais quatro legendas que podem ganhá-la – e pretendem – em razão da sua posição no cenário eleitoral para a Prefeitura. Ela ainda está avaliando, mas só vai tomar posição mais à frente, porque a troca de partidos pode acontecer até 07 de abril, sem nenhum problema.
O bloco do Governo acomoda um número maior de siglas e todas elas desejam se manter na linha política em que se encontram. Há um número amplo de pré-candidatos a prefeito de Aracaju, o que, de alguma forma, complica a escolha que satisfaça a todos. Há uma possibilidade praticamente certa: dois partidos não abrem mão de ter candidato, o que pode provocar um racha dentro de um bloco que se mantém unido desde 2022, quando escolheu Fábio Mitidieri para disputar o Governo, obtendo êxito. Neste momento o PDT e o União Brasil não entram em entendimento e vão à disputa, independente de quem seja o escolhido e não demonstram abrir para um nome de consenso. Esse capricho político-partidário preocupa, porque acena para um racha que prejudica ao projeto montado há dois anos e que vem dando certo.
Luta pela unidade
O governador Fábio Mitidieri (PSD) disse que vai marcar a reunião da base alada para a próxima semana, para dialogar sobre a sucessão municipal em Sergipe, inclusive Aracaju.
*** – É Importante estar sempre dialogando e alinhando as coisas, disse.
*** Mitidieri diz que “continuamos na luta pela unidade do agrupamento e candidatura única. Vamos fazer todo esforço por isso”.
Candidaturas paralelas
Segundo um dos líderes da base aliada há dificuldade em se chegar a um consenso sobre candidatura única a prefeito de Aracaju pelo bloco.
*** O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) não abre de indicar Luiz Roberto e nem o ex-deputado André Moura (UB) cede da indicação de Yandra Moura à sucessão municipal.
*** Pode não haver rompimento em relação a Fábio Mitidieri, mas que a base terá candidaturas paralelas está praticamente decidido.
MDB e nome forte
O presidente do MDB em Sergipe, senador Alessandro Vieira, disse ontem que o seu partido apresentou candidata à Prefeitura de Aracaju, com certeza de êxito.
*** Para Alessandro, “o MDB apresentou um nome forte, qualificado e reconhecido pelo eleitorado”.
*** – Daniele Garcia representa a melhor alternativa para Aracaju, em minha opinião, mas naturalmente ainda teremos muito debate até às convenções, onde às candidaturas são efetivadas, disse.
Fabiano para vice?
O vereador Fabiano Oliveira (PP) publicou nas redes que teve um almoço super positivo “com minha amiga e secretária de Políticas para as Mulheres, Daniele Garcia (MDB)”.
*** Admitiu que foi uma tarde “muito proveitosa, com bons papos e debates sobre Aracaju”.
*** Os dois colocaram seus nomes para ser escolhidos como pré-candidatos da base aliada a prefeito de Aracaju. Logo após a postagem as especulações se iniciaram: “Fabiano será o vice de Daniele”.
Emília avalia partidos
A vereadora Emília Corrêa (PRB) disse ontem que não tem nada definido para sua filiação ao Partido Liberal (PL): “nós temos uma proximidade com o Avante e pode ser ele o partido escolhido”.
*** E disse mais: “pode ser o PRB, o Avante, o PSDB, o PL”.
*** Além disso, conversamos, ouvimos e foi uma boa conversa com o DC. “São várias possibilidades, graças a Deus”.
Sobre Eduardo vice
*** Quanto ao ex-senador Eduardo Amorim (PSDB) ser seu vice, Emília diz que “se não temos ainda uma definição partidária até agora, essa questão do vice é um assunto que não podemos debater”.
*** Segundo ainda Emília Correa, nunca houve essa conversa sobre vice entre “eu e Eduardo”. E confirmou que Eduardo chegou dizendo que “quer me apoiar e acredita no meu nome, mas não houve nenhuma conversa sobre vice”.
*** Para Emília, a escolha do vice é uma segunda etapa, é um assunto que vai ser definido mais perto das convenções, porque outras coisas nós temos que trabalhar antes.
Cristóvão e André Graça
Segundo fonte bem articulada, em Estância o PT está caminhando para apoiar o pré- candidato a prefeito André Graça, inclusive indicando para vice o presidente da câmara municipal Cristóvão Freire, que poderá deixar o MDB e se filiar ao PT.
*** Acrescentou que “o ministro Márcio Macedo tem uma excelente relação política e pessoal com Cristóvão Freire”.
Existe o burburinho
O vereador Cristóvão Freire disse que “essa questão de deixar o MDB ou não, não se cogitou sobre isso, mas que o burburinho político em Estância de que o PT pode me convidar isso existe”.
*** – Não houve nenhuma conversa de deixar o MDB e sequer houve qualquer papo sobre isso, disse.
*** Cristóvão falou que tem uma boa relação com o ministro Márcio Macedo (PT), já há muito tempo, desde que ele fazia Faculdade em Sergipe.
Dr. Emerson é candidato
Dr. Emerson disse ontem que mantém sua candidatura a prefeito de Aracaju pelo PCdoB, partido que integra a Federação com PT e PV. Disse que está trabalhando para disputar s sucessão municipal na Capital com toda legitimidade.
*** Explicou que depois da escolha dos candidatos, a Federação reúne o PT, PCdoB e PV para se chegar a um consenso em torno de um dos nomes.
*** Caso não haja entendimento sobre o nome, o processo será enviado à Federação Estadual e se continuar sem consenso, quem decide é a Federação Nacional. Em Sergipe, quem preside a Federação é o PCdoB. Havendo consenso tudo se define na primeira reunião.
Nelson a vereador
O ex-deputado estadual Nelson Araújo, ex-MDB, filiou-se ontem ao Avante e será candidato a vereador por sua cidade, Riachão dos Dantas.
*** Durante a solenidade de filiação, seus novos aliados lembram a atuação de Nelson como deputado estadual e admitem que ele trabalhará com o mesmo rigor por Riachão.
Giro pelas redes sociais
Evânio Moura – A advocacia brasileira precisa reagir urgentemente às constantes violações das prerrogativas dos advogados.
Ricardo Machões – Comemora o seu primeiro projeto aprovado em 2024: A partir de agora será obrigatória à instalação de câmeras de segurança em todos os terminais de ônibus de Aracaju.
Gleisi Hoffmann – Cada vez mais graves os sinais de politização das Polícias de São Paulo, desde que Tarcísio Freitas nomeou o coronel bolsonarista Derrite para a Secretaria de Segurança do Estado.
MPF em Sergipe – MPF e Defensoria Pública Estadual atuam para garantir fornecimento de refeições à população de Rua em Sergipe.
Metrópoles – Ativista russo ganhador do Nobel é preso por críticas à guerra. Vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Oleg Orlov foi condenado a dois anos e seis meses de prisão por “desacreditar” o Exército russo.
Band Jornalismo – A Polícia Federal decidiu incluir um trecho do discurso de Jair Bolsonaro, em São Paulo, como evidência de que o ex-presidente sabia da chamada “minuta do golpe”.
Marcio Macedo – A política externa do Brasil voltou com o presidente Lula. Já foram feitos vários acordos que vão trazer mais desenvolvimento para o nosso país.
Band Jornalismo – ONU alerta para o fim da ajuda na Faixa de Gaza se Israel invadir último refúgio palestino, na cidade de Rafah.