Diógenes Brayner – diogenesbrayner@gmail.com
Os comentários políticos em Aracaju continuam fervilhando. Ainda em razão das declarações do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), sobre o nome que poderá sugerir para disputar a Prefeitura. Entre lideranças reconhecidas é unanimidade a discordância, mesmo que dependa do momento em que se der a escolha. Um dos comentários mais recentes foi de que o discurso de Edvaldo, que desenha a sua opção, teria sido exatamente para testar os aliados sobre a sugestão de um auxiliar. Deve ter constatado, exatamente pela má aceitação, de que deve mesmo optar por uma liderança política que seja ligada a ele e aceita pelo grupo que baterá o martelo. Por parte do prefeito tudo já se transformou em silêncio, mas entre a área política o assunto ferve.
Um dos integrantes influentes do Governo disse, ontem, que o governador Fábio Mitidieri incentiva a união do bloco, para que tenha força eleitoral no momento exato. Acrescentou que o assunto só será discutido mais abertamente depois do carnaval, quando houver condições de constatar que o grupo está coeso. Em off, um aliado disse que Mitidieri teria considerado a declaração do prefeito Edvaldo Nogueira sobre o seu sucessor absolutamente certa, mas admitiu que teria sido fora do tom. Realmente a reação foi idêntica entre membros de todos os partidos que formam a base, mas que isso não muda o entendimento de 2022, para que a indicação seja de responsabilidade do prefeito de Aracaju. Ainda demora alguns dias para que se perceba um novo contorno sobre a escolha, mas a tendência que se vislumbra agora é que os pré-candidatos de outras siglas não aceitam pacificamente a sugestão de algum nome que não tenha participação eleitoral sólida.
A oposição está trabalhando em silêncio. Tenta a formação de um bloco forte e atuante no dia-dia da política em Aracaju e que tenha condições de polarizar a disputa com qualquer adversário. Insiste-se que a vereadora Emília Correa seria esse nome, tendo ao lado, em sua chapa, o colega Ricardo Marques, dentro de uma composição com outros partidos, inclusive o PL. Ainda circula como prováveis pré-candidatos o vice=governador Zezinho Sobral, o deputado estadual Luiz Garibaldi, o vereador Nitinho Vitale, além da ex-vice-governadora Eliane Aquino, mas essa indicada pelo PT. É muita gente – e ainda pode surgir mais – que não será tão fácil assegurar a unidade para o pleito.
Confia na união do grupo
O governador Fábio Mitidieri (PSD) disse ontem a Plenário, via fax, que confia muito na “união do nosso grupo” para as eleições municipais.
*** E mais: “vencemos a grande maioria das disputas em que saímos unidos. Seria burrice separar o grupo”.
Importância do PAC
Fábio Mitidieri, falando sobre o PAC, disse que ele “será importantíssimo para o futuro de Sergipe”. Admitiu que “são recursos que, no médio e longo prazo, irão mudar para melhor a vida dos sergipanos”.
*** Acrescentou que com o PAC serão feitas “obras estruturantes que garantirão melhoria em arrecadação, geração de emprego e qualidade de vida”.
Leva algum tempo
Sobre a atuação forte da Petrobras em Sergipe, o governador lembrou que “temos que ter consciência que leva tempo”.
*** Mas disse que “estamos falando de bilhões e que dependem de acordos, investimentos, licitações”…
*** E conclui: “demora um pouco sim, mas será um divisor de águas”.
Edvaldo e Márcio
O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) esteve com o ministro Marcio Macedo (PT) e tratou sobre o programa “Aracaju, Cidade do Futuro”.
*** Edvaldo reconheceu que Márcio foi muito importante no andamento do projeto junto ao Governo Federal.
*** A relação política entre Edvaldo Nogueira e lideranças políticas do PT é boa neste momento “e pode melhorar”, disse um vereador.
Enfim, um ato
Senador Rogério Carvalho (PT) atendeu a uma solicitação do prefeito Edvaldo Nogueira e pediu urgência na liberação do montante de US$ 84 milhões.
*** Esse recurso é para o “Programa Aracaju Cidade do Futuro” que será destinado à execução de importantes obras na capital sergipana.
*** Rogério entendo que, independente de posições políticas, é importante participar de atos em favor de Aracaju.
Grupo se mantém inalterado
O grupo liderado pelo secretário Marcos Franco (MDB) está tranquilo dentro do partido porque não houve alteração na área que ele atua politicamente.
*** O exemplo são as cidades de Laranjeiras e Riachuelo, que não terão problemas para manter os dois prefeitos, através da reeleição.
Entendimento fortalece
Marcos Franco admite que o entendimento entre o senador Alessandro Vieira (MDB) e o governador Fábio Mitidieri fortalece o partido,
*** Para Franco, o MDB precisa ter mais candidatos a prefeito e a vereador na capital e em cidades do interior: “precisa ampliar o MDB para que ele recupere a força que sempre teve em Sergipe”.
Oferta do PSDB
Nos bastidores lideranças políticas discutem sobre o PSDB e o fortalecimento da sigla para as eleições municipais deste ano e preparação para 2026.
*** A sigla foi oferecida para o grupo do ex-senador Amorim que ainda não se pronunciou, porque não é prioridade política para o bloco agora.
Ricardo e Emília
Os vereadores Ricardo Marques (Cidadania) e Emília Correa (Patriota) estão conversando, mas ainda não se entenderam quanto à formação de chapa e partidos.
*** Os dois deixam claro que vão disputar a Prefeitura e nenhum deles é simpático a ser o vice.
Jogo em Socorro
No município de Nossa Senhora do Socorro o nome do deputado Samuel Carvalho (Cidadania) se destaca juntos aos eleitores, seguido de perto pelo ex-prefeito Fábio Henrique (União).
*** O nome que tem apoio do prefeito Padre Inaldo (PP), Renato Nogueira, está passando distante ao lado de Elmo Paixão que é apoiado pelo senador Laércio Oliveira (PP).
Luciano nos EUA
O deputado Luciano Pimentel (PP) participa de conferência na cidade de Indianópolis, nos Estados Unidos, promovido pela NCSL. Luciano foi a convite da Unale.
*** Os deputados debatem temas diversos no Encontro, como Educação, Segurança Cibernética, empregabilidade e outros temas.
Manter-se à direita
O ex-deputado federal Heleno Silva (Republicanos) esteve com o presidente nacional do partido, Marcos Pereira, em Brasília, e sentiu que o Republicanos não vai apoiar o Governo Lula.
*** Heleno Silva, durante o encontro, deu a sua opinião e disse que acha cedo discutir essa posição do partido, mas admite que o Republicanos é conservador declarado.
*** Os deputados federais dos Republicanos no Nordeste estão ansiosos para ficarem ao lado do Governo Lula.
Mão no pepino
O tenente Edgar publicou ontem que “um policial revistou um homem que se sente mulher e está reclamando porque estava sendo revistado por um policial homem”!
*** – Porém, se o policial também se sentir mulher, tá tudo certo, mas o policial é que deveria reclamar, pois passou a mão no pepino, disse.
Giro pelas redes sociais
Cristian Góes – A rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte vai incluir a violência contra a mulher entre as disciplinas ensinadas aos alunos.
Sheyla Galba – Acompanhei a situação de uma mulher do município de Nossa Senhora do Socorro que demorou oito meses para buscar ajuda. Ela está com câncer de mama.
Bruno Barreto – João Pedro Stédile foi a CPI do MST sem precisar recorrer a habeas corpus para ficar calado, como fazem os milicos na CPI do golpe.
Noblat – Caso das joias: ‘Militares estão sujeitos a punições severas’, diz ex-presidente do STM. Brigadeiro Sérgio Ferolla.
Marcio Macedo – A Marcha das Margaridas deste ano foi uma das maiores ações populares que o Brasil já viu! Mulheres de todo o país marcharam até a Esplanada dos Ministérios.
Diego da Costa – Este é o papel do parlamentar na cidade. Ricardo Marques em seu primeiro mandato mostra o diferencial.
Antagonista – “Os brasileiros perderam muito com a privatização da Eletrobras”, diz o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Critica Bolsonaro – Lula volta a chamar Bolsonaro de fascista e genocida, desta vez ao discursar durante a Marcha das Margaridas, em Brasília.