Diógenes Brayner – diogenesbrayner@gmail.com
O governador Fábio Mitidieri (PSD) em conversa informal ontem com membros do seu bloco político, disse que “está tranquilo e focado na eleição de domingo”, mas deixou claro que a partir de segunda-feira, “vamos começar a reorganizar o nosso grupamento”, decidindo que “só vou discuti chapa eleitoral em 2026”, apesar da eleição municipal de domingo encerrar o ciclo eleitoral municipal, com eleição de vereadores e prefeitos, é natural que o governador reinicie o trabalho político e administrativo no Estado, para dar continuidade ao seu projeto para cuidar do Estado em todas as áreas estruturas, no seu crescimento econômico e social, na Educação, Segurança, Saúde e empregos, além de fortalecer a economia e todos os outros segmentos que fortalecerá o seu Governo.
Lógico que também vai cuidar bem da formação de um bloco político visando 2026 (isso em meados de 2025), para a formação de uma estrutura forte que pense em Sergipe dentro do critério que ele imagina. Precisa introduzir Estado nas decisões internacionais, acompanhar o desenvolvimento que se percebe na indústria e comércio e buscar uma estrutura de modernização no ensino. E, no desenvolver desse trabalho, vai formando o seu grupo político, para que chegue a 2026 com a administração avançada e ter ao lado partidos de todas as tendências, que os apoiem no projeto avançado de um Governo que vai se fixar na igualdade de um povo e modernidade das necessidades mais prementes da sociedade, inclusive dos mais pobres.
Reforma só em dezembro
O governador Fábio Mitidieri disse ontem que estava em Brasília pra reunião com o presidente Lula sobre segurança pública.
*** Fábio disse que não pensa em reforma agora, mas em dezembro devemos enviar algumas propostas de mudanças na estrutura para a Alese.
Edvaldo e as eleições
O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) disse ontem que está trabalhando e tem obras para entregar até dezembro, além de deixar nos cofres R$ 500 milhões para novas obras.
*** Disse que já colocou à disposição da prefeita eleita nomes para discutir a situação administrativa, mas que a prefeita eleita ainda não indicou os seus.
Avaliar as eleições
Edvaldo disse que vai reunir o PDT para discutir as razões da derrota e depois terá encontro com outros partidos para avaliar tudo que aconteceu.
*** É preciso que isso aconteça para avaliar perspectivas futuras. Edvaldo lembra que Luiz Roberto iniciou com 2% de avaliação e chegou ao final com 42%.
Laércio e Rogério
O senador Laércio Oliveira (PP) respondeu pronunciamento do seu colega Rogério Carvalho que criticou relatório da Petrobras.
*** Segundo Laércio, Rogério afirmou que, se houver aprovação de medida de desconcentração de mercado, a Petrobras não vai voltar para Sergipe.
*** Laércio diz que “o recado é uma afronta ao Poder Legislativo, soando como uma ameaça ao país e uma chantagem com o estado de Sergipe. Não podemos aceitar esse tipo de tentativa de intimidação”, disse.
Ricardo: “Eis-me aqui”
O vereador Ricardo Marques (Cidadania) disse que continuará visitando os bairros e expondo o que estiver certo ou errado.
*** – É como se continuasse vereador de Aracaju.
*** Perguntado pelo radialista Focca se seria candidato a governador em 2026, respondeu apenas: “Eis-me aqui”.
Emília fica vereadora
A vereadora e prefeita eleita Emília Corrêa (PL) estava disposta a renunciar a cargo de vereadora e iniciar o seu trabalho de organização na Prefeitura, que assume dia primeiro de janeiro.
*** Em conversa com Ricardo Marques, vice-prefeito eleito, o presidente da Câmara, Ricardo Vasconcelos, aconselhou Emília a não deixar o mandato atual.
*** Emília desistiu na hora…
PT em Silêncio
Grupos do PT estranham que até o momento o partido não convocou seus membros para discutir as eleições em Sergipe.
*** Alguns acham que Candisse Carvalho (PT) será candidata à deputada estadual e que Rogério tentará a reeleição junto como ministro Márcio Macedo.
***Admitem que nenhum dos dois ganha…
Demissões em massa
Receio explícito de muitos CCs que participaram timidamente da campanha municipal e que devem perder seus empregos com a derrota dos prefeitos.
*** Na maioria das cidades do interior muito servidor já voltaram para casa e estão com dificuldade de conseguir emprego com o adversário.
Emília avalia
Já em Aracaju, a prefeita eleita Emília Corrêa tranquilizou os CCs dizendo que quem exerce sua atividade dentro da coerência e responsabilidade pode permanecer.
***Entretanto quem entrou para fins políticos e durante os quatro anos não esteve lá, será demitido com certeza.
Eleição petista
O PT está começando a programar sua eleição interna, que acontece em 2025. O senador Rogério Carvalho é o nome indicado pela cúpula.
*** O presidente regional do PT já conversou com o ministro Márcio Macedo sobre um entendimento amplo, mas ele disse que trataria disso depois.