Com a morte do Papa Francisco nesta segunda-feira, 21, o Vaticano já se organiza para que, de 15 a 20 dias, se inicie o Conclave, reunião sigilosa que escolherá o próximo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana. No total, 138 cardeais com menos de 80 anos devem participar do encontro, podendo votar e ser votado.
Dentre os 138 habilitados ao Conclave, encontram-se sete brasileiros, sendo um deles “da Bahia”. O cardeal Dom Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, nasceu Dobrada-SP, mas recebeu no último dia 27 de março o título de cidadão baiano. Ele é esperado em Roma e também terá direito de ser votado para se tornar o próximo Papa.

O Portal A TARDE apurou, porém, junto a integrantes da Igreja Católica no Brasil, que o principal favorito para se tornar o novo Pontífice é o italiano Pietro Parolin, de 70 anos de idade.
Segundo interlocutores brasileiros da Igreja Católica, por ter um perfil moderado, Parolin seria capaz de unir os mais progressistas e os mais conservadores do Conclave, podendo chegar mais facilmente aos dois terços necessários para a escolha.
Outros cardeais aparecem