Após o governo do estado de Sergipe e a prefeitura de Aracaju decretaram ponto facultativo em virtude do Carnaval 2024, que vai da segunda-feira (12) até a Quarta-feira de Cinzas (14), o funcionamento de alguns órgãos públicos e serviços serão alterados a partir do sábado (10).
Veja o que abre e fecha:
Supermercados
Os supermercados estarão autorizados a abrir todos os dias, com cada rede definindo seu próprio horário.
Lojas
As lojas do centro comercial de Aracaju e outros estabelecimentos funcionarão das 8h às 14h no sábado, fechando na segunda e terça, e reabrindo na quarta das 8h às 18h.
Bancos
Durante os dias de Carnaval as agências bancárias permanecerão fechadas, reabrindo somente na quarta-feira de cinzas, dia 14, porém, em horário especial.
12/2 (segunda-feira) – fechado
13/2 (terça-feira) – fechado
14/2 (quarta-feira de cinzas) – Expediente a partir de 12h (nas cidades onde o expediente bancário termina antes das 15h, o horário de abertura será antecipado).
Comércio
Lojas do centro comercial de Aracaju e demais estabelecimentos. No sábado, as lojas funcionam das 8h às 14h; fecham segunda e terça; e reabrem na quarta, das 8h às 18h.
Correios
Agências permanecerão fechadas na segunda e na terça-feira, voltando às atividades a partir do meio dia da quarta-feira.
Shoppings
Aracaju Parque: no sábado, o shopping abre das 9h às 22h; no domingo, segunda e terça, das 12h às 22h; e na quarta, das 9h às 22h.
Jardins e Riomar: no sábado, o centro de compras funciona das 9h às 22h; no domingo, das 12h às 21h; nas segunda e terça, alimentação e lazer abrem 12h às 21h, e os demais setores estarão fechados; já na quarta, o shopping abre das 9h às 22h.
Peixoto: no sábado, o shopping abrirá das 9h às 22h; no domingo, das 10h às 22h; na segunda, funciona das 10h às 21h, mas as lojas, com exceção das Americanas, estarão fechadas; na terça, funciona apenas o setor de alimentação, das 12h às 21h; já na quarta, o shopping abre das 9h às 22h.
Prêmo: no sábado, o centro de compras funciona das 8h às 22h; no domingo, das 8h às 20h; na segunda e terça, lojas e quiosques estarão fechados, com exceção da Americanas, que abre das 9h às 20h, o supermercado funciona das 8h às 20h, e o setor de alimentação, das 12h às 20h. Na quarta, o shopping funciona das 8h às 22h.
Mercados e Feiras
O Mercado Municipal Maria Virgínia Leite Franco, na Região Central, estará aberto normalmente até as 15h de domingo (11), fechando na segunda (12) e terça (13) para limpeza e manutenção, reabrindo na Quarta-feira de Cinzas (14), às 6h.
Os mercados Antônio Franco e Thales Ferraz, na mesma região, funcionarão até as 15h de domingo e segunda-feira, permanecendo fechados na terça para manutenção e abrindo na quarta-feira, às 6h.
O Mercado Vereador Milton Santos, no conjunto Augusto Franco, fechará às 15h de domingo, reabrindo na quarta-feira em horário normal.
As feiras de sábado e domingo ocorrerão como de costume, mas a feira de terça-feira, ao lado do Batistão, não será realizada durante a semana do Carnaval.
Bares e restaurantes
De acordo com a entidade que representa o setor, a Abrasel, esses estabelecimentos podem abrir normalmente nos dias de carnaval em locais onde há expectativa de grande circulação como proximidades de eventos e festas, além de shopping centers. A entidade reitera que a decisão de abrir ou não é de cada estabelecimento.
Saúde
Na rede municipal de Aracaju, funcionam normalmente as urgências dos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva, 24 horas (incluindo atendimento aos casos de síndromes gripais), além da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN).
A urgência odontológica funcionará normalmente, 24 horas, no Centro de Especialidades Odontológicas, localizado na rua Carlos Pereira de Melo, 450, bairro Farolândia.
O serviço de vacinação nos shoppings RioMar, Aracaju Parque e Jardins, e os atendimentos do Programa Ver a Vida retornarão no dia 15, assim como as unidades de Saúde da Família e a sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Especialidades Médicas (Cemar Siqueira Campos).
O atendimento dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) segue de porta aberta, apenas com o acolhimento noturno dos usuários já em acompanhamento.