Aconteceu neste sábado, 27 de agosto de 2022, na sede de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizada no bairro Santos Dumont, em Aracaju mais uma edição nacional do Projeto Mãos que Ajudam, desta vez com a temática de Fortalecer a Nação – Fortalecer as Mulheres, em comemoração do bicentenário da independência do Brasil.
PROGRAMA MÃOS QUE AJUDAM
Mãos que Ajudam é um programa permanente de ajuda humanitária e de serviço comunitário, que mobiliza milhares de voluntários, membros e amigos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em parceria com empresas privadas, órgãos governamentais, veículos de comunicação, ONGs e instituições religiosas.
As ações realizadas pela Igreja já beneficiaram todas as capitais da federação e cerca de 200 outras cidades tendo como realizações: Reformas em escolas públicas; assistência a hospitais, orfanatos, creches e asilos; recuperação e limpeza de praças, parques e praias e doação de sangue, além de mão de obra voluntária e ajuda material em situações de emergência e calamidade pública têm sido alguns dos campos de atuação.
https://noticias-br.aigrejadejesuscristo.org/artigo/maos-que-ajudam
A cada ano há uma ação nacional do projeto, em 2022 o tema foi Fortalecer a Nação, em comemoração ao bicentenário da independência: fortalecer a comunidade, a família e a mulher. Em Sergipe Na Zona Norte de Aracaju e em Nossa Senhora de Socorro o tema escolhido foi: Mãos que Ajudam a Fortalecer as Mulheres, que teve como ação as doações em média de 6.000 Kits de absorventes, totalizando 44.000 unidades, organizados em 1.100 kits, beneficiando pessoas no tocante à questão da “POBREZA MESTRUAL” que ainda é uma realidade preocupante para muitas mulheres frente à garantia de direitos básicos.
Nesta ação seis organizações foram beneficiadas, tendo destaque pelo trabalho e cuidados atribuídos às mulheres e em defesa do direitos humanos: A Secretaria de Assistência Social e Trabalho do Município de Santa Rosa de Lima/SE e a Escola Municipal Jorge do Prado Sobral também localizada em Santa Rosa de Lima; O programa Banho para Todos, e a Unidade de Acolhimento Irmã Valmira, localizados em Nossa Senhora do Socorro; o Lar Infantil Cristo Redentor e o Instituto Rahamin, ambos em Aracaju.
Durante a entrega das doações os convidados agradeceram a iniciativa da Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias e se solidarizaram com esse trabalho o que pôde ser demostrado em falas de agradecimento.
Luiz Humberto da Piedade – Presidente da Estaca Aracaju Norte de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias, participou de mais uma ação do Projeto Mãos que Ajudam e expressou seus sentimentos.
“O Programa Mãos que Ajudam desse ano tem como tema Fortalecer as Mulheres, em comemoração ao bicentenário da independência do nosso país, o Brasil, com o objetivo de abençoar as mulheres que precisam nesse momento de produtos de higiene pessoal, e um deles é o absorvente, em que muitas vezes muitas mulheres não tem condições de comprar para suprir a sua necessidade. Foi uma ação muito boa, na qual pudemos ajudar algumas instituições que trabalham com a causa das mulheres. Acredito que vai aliviar um pouco o fardo dessas pessoas e cumprimos assim o grande mandamento do Salvador Jesus Cristo que é de amarmos ao nosso próximo, concluiu.”
Secretaria De Assistência Social E Trabalho De Santa Rosa De Lima E Secretaria Da Educação Através Da Escola Municipal Jorge Do Prado Sobral
Entre as instituições beneficiadas, duas foram do município de Santa Rosa de Lima, município localizado a leste do estado de Sergipe e que apresenta uma população de 3 938 hab. Segundo estimativas do IBGE de 2021.
Os representantes da cidade de Santa Rosa de Lima Madja Elena Souza Lima (Secretaria de Assistência Social e Trabalho); o senhor Manoel Arnaldo Bispo Filho (Secretário de Educação) e a senhora Maria José dos Santos (diretora da Escola Municipal Jorge do Prado Sobral) demostraram-se emocionados frente à iniciativa e da possibilidade de disponibilizar este benefício para muitas mulheres carentes no município.
“Eu nunca participei de um evento tão dignificante como este evento em que me encontro hoje, externou Madja Elena Souza Lima, Secretária da Assistência Social e Trabalho de Santa Rosa de Lima.”
Madja Elena Souza Lima, Secretária da Assistência Social e Trabalho da cidade de Santa Rosa de Lima
Maria José dos Santos, diretora da Escola Municipal Jorge do Prado Sobral, agradece e reconhece a importância do Projeto Mãos que Ajudam para a sua escola e município:
“É muito gratificante, porque em nossa escola tem muitas jovens de baixa renda, será um grande benefício esse presente. Fiquei muito emocionada, porque sabemos a situação do nosso município, só tenho a agradecer!”
Para Manoel Arnaldo Bispo Filho, Secretário de Educação do Município de Santa Rosa de Lima, que esteve presente junto a Maria José dos Santos, diretora da Escola Municipal Jorge do Prado Sobral, o momento foi de unidade junto ao projeto. “Nos colocamos à disposição deste Projeto pois temos certeza de que com muitas mãos esse trabalho ficará ainda mais engrandecido, finaliza.”
PROJETO BANHO PARA TODOS
Ter acesso a um banho quente no final de um dia estressante é uma ato rotineiro na vida de muitos. Mas, para a população em situação de rua, tomar um banho é algo raro. Foi através desta reflexão que surgiu o projeto “Banho para Todos” em Nossa Senhora do Socorro (SE), projeto idealizado pelo consultor de vendas Carlos Wagner Araújo Simões. O projeto foi um dos beneficiados pelo Projeto Mãos que Ajudam a Fortalecer a Mulher.
Carlos Wagner Araújo Simões, coordenador do Projeto Banho para Todos, expressou a sua gratidão em poder estar a frente do projeto e seu trabalho voluntário. “Não é um fardo pesado ajudar as pessoas! Deus nos deu essa graça de sentirmos prazer em ajudar. Não podemos ignorar a miséria ao nosso lado. Olhemos, nos indignemos e busquemos ajudar essas pessoas, da maneira que nos seja possível, finaliza.”
UNIDADE DE ACOLHIMENTO IRMÃ VALMIRA
A Unidade de Acolhimento Irmã Valmira é um órgão da Secretaria Municipal de Assistência Social de Nossa Senhora do Socorro. Atende crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal, com idade de 0 aos 18 anos incompletos, direcionando cuidados pessoais e encaminhamentos que garantam a segurança e dignidade dessas pessoas.
A coordenadora da Unidade parabenizou a iniciativa do Projeto Mãos que Ajudam e a Igreja de Jesus Cristo:
”A Igreja de Jesus Cristo está de parabéns por esta iniciativa. Que possamos ter mais pessoas trabalhando para ajudar ao próximo. Parece um gesto tão simples, dar um absorvente, mas infelizmente ainda existem pessoas sem condições de ter um. É importante que estendamos as mãos aos que necessitam. Ajudar é um verdadeiro dom de Deus! Concluiu Slaine Dória Martins Lemos, coordenadora da Unidade de Acolhimento Irmã Valmira.”
LAR INFANTIL CRISTO REDENTOR
O Lar Infantil Cristo Redentor iniciou as suas atividades há 62 anos e é localizado no bairro 18 do Forte. Desenvolve um trabalho social com crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social, cuja missão é promover o desenvolvimento social e cultural, por meio de oficinas socioeducativas e lúdicas. O LICRE assiste a um público com cerca de 80 crianças e adolescentes com idades entre 06 e 17 anos, que participam de atividades complementares no contra turno escolar. As famílias e a comunidade do bairro, também são assistidas através da oferta de cursos profissionalizantes 100% gratuitos em parceria com o Senac e a Fundat, com o objetivo de geração de renda.
Monalisa Menezes De Carvalho, coordenadora do Lar Infantil Cristo Redentor, relata sobre a importância da ação do Projeto mãos que Ajudam a Fortalecer a mulher: “Esse projeto trará dignidade para muitas mulheres, que convivem com as mais variadas necessidades. Que esse projeto continue abençoando muitas pessoas!, finaliza.”
INSTITUTO RAHAMIN
O Instituto Rahamim foi fundado em 22 de novembro de 2000 na cidade de Aracaju, Estado de Sergipe. Ele surgiu por inspiração de Cristiano Lima Santos que, aos 23 anos de idade, juntamente com outros jovens que desejavam viver ao lado dos mais empobrecidos, fundaram a Casa Mãe da Misericórdia, sede da instituição, onde são realizadas a maior parte das atividades destinadas a colaborar com a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida da população do bairro Santa Maria e outras regiões. O Instituto é uma associação Organizada em caráter assistencial, sem fins lucrativos, formada por pessoas de boa vontade que vivem na liberdade de servir por amor, sem títulos, sem discriminação de raça, credo, sexo ou condição social.
Parabenizo a Igreja por esta iniciativa de resgate da dignidade dessas mulheres, visto que estas são, na atualidade, uma peça fundamental frente a uma das instituições mais importantes de nossa sociedade – A FAMILIA. Agradeço por esse programa e por ser uma dessas mãos que também ajudará muitas pessoas, conclui Alex Santos, representante de Cristiano Lima Santos, Coordenador do Instituto Rahamin.”
PARCEIROS DO PROJETO
PROJETO ABSORVENTE É DIREITO
O Projeto Absorvente é Direito nasceu da iniciativa de Lenice Ramos Oliveira, 18 anos, estudante de Jornalismo da UFSB, ainda quando estudante do Ensino Médio no Colégio Atheneu Sergipense.
O projeto foi um grande parceiro do Projeto Mãos que Ajudam a Fortalecer a Mulher, repassando 420 pacotes de absorventes.
“O Projeto Absorvente é Direito teve início em 2020 durante a pandemia por conta de enxergar a necessidade das mulheres. Principalmente no momento em que o Brasil parou, e as necessidades continuaram acontecendo. A partir disso nós conseguimos entrar em contato com uma das empresárias mais influentes do Brasil que é a Luiza Trajano, através da Magazine Luiza e conseguimos a doação de cento e noventa e dois mil absorventes, com essa quantia, separamos para direcionar pra escolas estaduais, mas também para as mulheres que estavam necessitadas. Então, hoje em dia a gente está ampliando mais essa rede para que cada vez mais mulheres possam ter acesso a essa dignidade íntima, e também conhecer o projeto e entender que absorvente é de fato um direito, pra gente, concluiu Lenice.
SOCIEDADE DE SOCORRO
A Sociedade de Socorro é uma organização filantrópica e educacional das mulheres de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Fundada em 1842 na localidade de Nauvoo, estado de Illinois, Estados Unidos, a Sociedade de Socorro tem mais de 7,5 milhões de mulheres membros em mais de 170 países e territórios e é uma das maiores e mais antigas organizações de mulheres no mundo.
A organização tem como o lema: “A caridade nunca falha”, e tem como propósito fortalecer a fé no Pai Celestial, em Jesus Cristo e em Sua Expiação, fortalecer as pessoas, as famílias e os lares por meio de ordenanças e convênios e trabalhar em união para ajudar os necessitados.
Por meio de serviço altruísta, doamos parte do nosso tempo para levar esperança onde existe aflição, alívio onde há dor e amor onde há desprezo. Estamos sempre prontas para ajudar as famílias e mulheres em suas necessidades.
A Sociedade de Socorro foi grande parceira do Projeto Mãos que Ajudam a Fortalecer as Mulheres, grande parte das doações vieram de mulheres que fazem parte da organização.
”O projeto Mãos que Ajudam é um trabalho muito lindo, que envolve todos os membros da igreja, da comunidade, tanto de mulheres, homens e até crianças que arregaçaram as manguinhas e começaram a pedir aos seus familiares pra doar também. As mulheres da Sociedade de Socorro, une forças junto ao projeto Mãos que Ajudam, nós como mulheres favorecendo as mulheres que necessitam. Parabenizamos a todos por todo esse lindo trabalho em conjunto”, expressou Verônica Ferreira da Silva Santos, Presidente da Sociedade de Socorro da Estaca Aracaju Brasil Norte.
Foto Carlos Miguel
Da assessoria