A Prefeitura de Aracaju iniciou nesta terça-feira (04), a montagem de um espaço provisório para pescadores e marisqueiras no estacionamento próximo ao Mercado Municipal. A área abrigará os trabalhadores que, atualmente, estão em um galpão improvisado no Terminal Pesqueiro da capital.
A medida atende a uma decisão judicial que determinou adequações no Terminal Pesqueiro da capital.
O diretor de Espaços Públicos e Abastecimento da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Bertulino Menezes disse que a expectativa é a montagem dure cerca de 48 horas. Logo depois, em torno de mais 48h, os trabalhadores comecem a ser realocados. “Com essas alterações, os trabalhadores terão um espaço mais estruturado para comercializar os pescados e os clientes poderão escolher os produtos em um ambiente mais higiênico e seguro”, disse.
A Emsurb ficará responsável pela instalação de toldos e banheiros químicos, garantindo condições mínimas de trabalho para os comerciantes. Ainda segundo a Emsurb, a medida faz parte de um planejamento emergencial para reorganizar o Terminal Pesqueiro até que o local esteja adequado para a comercialização de pescados e mariscos.
A medida foi tomada após a Justiça do Trabalho condenar o estado, a União e o município de Aracaju pelas condições precárias do local.
Foto: Emsurb