Aracaju, 13 de novembro de 2024
Search

Prefeito Edvaldo acompanha segundo dia do Pré-Caju 2024

phpThumb_generated_thumbnail (1)

Em meio a uma multidão de foliões, o prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou, neste sábado, 9, o segundo dia do Pré-Caju 2024. Considerado como a maior prévia carnavalesca do país, o evento teve início na sexta-feira, 8, tendo em sua programação artistas renomados como Ivete Sangalo, Bell Marques, Pedro Sampaio, Léo Santana e Xanddy Harmonia. Ao acompanhar o desfile dos trios elétricos e o Camarote Aju, o gestor destacou a relevância da festa, que conta com o apoio logístico da Prefeitura de Aracaju para a projeção da cidade e do estado nacionalmente.

“O Pré-Caju é uma festa maravilhosa, por isso mesmo é que a nossa gestão fez um grande esforço, juntamente com Fabiano, para que ela voltasse, em um novo local, na Orla da Atalaia. Essa é uma festa que traz alegria e que movimenta a cidade, gerando emprego e renda. A prova disso são os  hotéis lotados com foliões de diferentes estados do Brasil. Além disso, o Pré-Caju projeta a capital sergipana para outros lugares, através das redes sociais, das emissoras de TV e dos demais meios de comunicação. É um evento que faz com que Aracaju se consolide, ainda mais, como um destino turístico. Portanto, é uma festa que orgulha a todos nós”, destacou.

Para que os foliões possam curtir o Pré-Caju 2024 com alegria e segurança, a gestão municipal preparou um esquema logístico com uma série de serviços que tornam a festa ainda mais organizada. A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) está atuando com um reforço de mais de 300 guardiões nos três dias de festa, distribuídos por todo o percurso da folia, assim como pelas regiões próximas, a exemplo do terminal de ônibus. Uma equipe extra está fazendo, diariamente, a revista nas principais entradas do evento.

Como muitos foliões vão à festa utilizando o transporte público, a segurança nos ônibus também está sendo uma preocupação constante. Uma base móvel de videomonitoramento está instalada no Terminal da Atalaia, onde agentes da Guarda Municipal monitoram com atenção o fluxo de pessoas e podem rapidamente identificar qualquer situação que necessite de uma intervenção ostensiva.

A GMA conta também com equipes que vão estar fazendo o patrulhamento noturno do evento, como a Ronda da Capital, o Grupo Tático Operacional, e o motopatrulhamento, garantindo a segurança de todos os que estão circulando pelo evento e na arena, onde ocorre a passagem dos trios e blocos. O comandante Fernando Mendonça destacou ainda que a GMA está atuando em parceria com outros órgãos e secretarias municipais.

Trânsito

Para melhor organizar o trânsito e o fluxo de veículos durante o Pré-Caju, a SMTT montou um esquema que contempla a população com toda a mobilidade urbana. A operação conta com sete pontos fixos e agentes de trânsito prontos para reordenar os fluxos, favorecendo a fluidez nas vias a evacuação maior na avenida Santos Dumont.

Neste segundo dia, a avenida Santos Dumont, sentido praias/Centro, foi totalmente interditada a partir das 5h, e permanecerá bloqueada até às 5h, da segunda-feira, 11. No sentido Centro/praias, a avenida foi interditada a partir das 9h, e reabre no domingo, às 5h. A interdição no sentido Centro/praias, será repetida no domingo, das 9h às 5h, da segunda-feira.

Além disso, na avenida Rotary, próximo ao Terminal da Atalaia, o trânsito foi interrompido no sábado, a partir das 9h. Veículos que transitam pela avenida Beira Mar deverão acessar a rua Arício Guimarães Fortes ou usar a rotatória para a avenida Desembargador José Antônio de Andrade Góes.

Assistência Social

Mais uma vez, o Pré-Caju conta com o Camarote da Acessibilidade, um espaço exclusivo para que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam curtir a festa. Sob responsabilidade da Secretaria Municipal da Assistência Social, o camarote está instalado próximo aos Arcos da Orla da Atalaia, na avenida Santos Dumont, podendo ser acessado pela avenida Rotary. O espaço tem capacidade para 80 pessoas por dia, sendo 40 pessoas com deficiência e 40 acompanhantes, e é totalmente adaptado às normas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Além disso, também foi disponibilizado o Serviço Especializado em Abordagem Social, que consiste na atuação de profissionais da Assistência Social do município para identificar e proteger segmentos vulneráveis, com crianças e adolescentes. O grupo que atua durante os dias de festa realiza campanha de combate ao trabalho infantil, de combaet ao abuso e exploração sexual e de violência contra a mulher, assim como outros serviços fundamentais para proteger os cidadãos.

Limpeza

Para manter o brilho da festa e a limpeza de todo o trecho do evento, bem como do seu entorno, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), está com equipes trabalhando durante todos os três dias do evento. Ao todo, 400 agentes estão trabalhando diariamente para deixar o local da festa do jeito que os foliões merecem.

A Emsurb também é responsável por todo o planejamento e fiscalização dos ambulantes que comercializam alimentos e bebidas durante o Pré-Caju.

AAN – Foto: Marcos Panxão/PMA

Leia também