Bastante emocionado, o vereador Breno Garibalde usou a tribuna da Câmara de Aracaju nesta quinta-feira, 7, para prestar uma homenagem ao seu “Tio Toninho”, que faleceu na quarta-feira, 6, em decorrência de uma queda provocada pela falta de acessibilidade das ruas e calçadas de Aracaju.
Conhecido por muitos na cidade e defensor de uma Aracaju mais acessível, Toninho, como era carinhosamente chamado, era PCD e se deslocava com uma cadeira de rodas motorizada pelo centro da cidade.
“Por falta do cumprimento dos planos de governo da gestão atual e de tantas outras, como: a revitalização do centro e a recuperação das nossas calçadas, perdi meu tio. Uma pessoa que me ensinou muito sobre acessibilidade na prática, no dia-a-dia. É muito triste, muito doloroso ver que pautas como a revitalização do centro e a acessibilidade das nossas ruas e calçadas, temas que a gente defende aqui desde o início do mandato, não são tratadas com a devida prioridade”, declara Breno.
A falta de acessibilidade nas calçadas de Aracaju fazia com que ele se deslocasse pelo meio da rua, dividindo espaço com os carros e ônibus, correndo riscos, e tendo que lidar com pessoas não respeitavam a condição dele.
“Muitos podem dizer que foi um acaso, apenas um acidente, poderia até ser, se não fosse pela falta de ações que priorizem a mobilidade. Ele caiu tentando se locomover numa rua sem acessibilidade, mas essa era a forma que ele tinha de ter um pouco mais de autonomia. Então, colegas vereadores, o que eu peço é união. Para que a gente cobre cada vez mais uma Aracaju acessível. Meu tio Toninho pode estar certo, que a defesa da acessibilidade e das pessoas com deficiência vai continuar aqui nesta casa.”, ressalta o vereador.
Texto: Nayana Araujo
Foto: China Tom