Aracaju, 4 de dezembro de 2024
Search

GRUPO BOCA DE CENA REPRESENTA SERGIPE NA ÚLTIMA EDIÇÃO DO FESTIVAL CENA NORDESTE, NA CIDADE DE SALVADOR

slide_a04ee54c2b6d369c4600111eff05af40

Sergipe marcará presença mais uma vez no Festival Cena Nordeste, que realiza sua última edição de 2024 nos dias 6 e 7 de dezembro, em Salvador, reunindo manifestações culturais de todos os estados nordestinos. As apresentações acontecerão em cinco locais do Centro Histórico de Salvador: as praças Quincas Berro D’Água, Largo Tereza Batista, Pedro Archanjo, a Praça das Artes e o Centro Cultural Solar Ferrão. Sergipe será representado pelo Grupo Teatral Boca de Cena, com apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap).

Promovido pela Câmara Temática da Cultura do Consórcio Nordeste, o Festival, com formato itinerante, é realizado de forma colaborativa, promovendo intercâmbio cultural e destacando a riqueza da cultura popular regional em linguagens como música, dança, teatro, audiovisual, grafite, circo e forró. O Boca de Cena, com quase 20 anos de trajetória, é formado por graduados e estudantes de Teatro da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O grupo é conhecido por suas encenações no formato teatro de arena, realizadas em escolas e comunidades, além de ter produzido 11 espetáculos e participado de diversas iniciativas de intercâmbio artístico com outros grupos locais e nacionais.

Para Rogério Alves, coordenador e ator do grupo, participar do Cena Nordeste é um marco significativo. “Representar Sergipe em um evento de tamanha relevância cultural é uma honra. Essa oportunidade nos permite trocar vivências, fortalecer nossa prática teatral e levar a essência do grupo para novos públicos”, afirma. “Mais do que uma apresentação, é um momento de intercâmbio humano. Estamos ansiosos para compartilhar nosso trabalho e absorver as contribuições dos outros artistas. Representar Sergipe em um evento dessa magnitude não é apenas uma conquista, é um convite para reafirmar a força da arte nordestina, que continua a inspirar e unir pessoas de diferentes territórios e histórias”, acrescenta.

Sergipe no Cena Nordeste

Desde sua primeira edição, o Festival Cena Nordeste tem contado com a presença de artistas sergipanos em diversas linguagens artísticas. Na abertura do evento, realizada na Paraíba, a dança foi representada pelo espetáculo ‘Deste Nór’, de Denni Ellin. Em Alagoas, a Cia Gentileza de Artes Integradas (Cigari) se destacou com a linguagem circense. No Maranhão, o Coletivo Espaço Criativo representou a arte urbana sergipana com grafites. Já na edição do Piauí, o audiovisual foi levado pelos cineastas Carolen Meneses, Yérsia Assis e Fellipe Paixão. A banda The Baggios se apresentou no Ceará e o cantor Pedro Lua realizou seu show no Rio Grande do Norte.

Foto: Festival Cena Nordeste

Leia também