O Serviço de Meteorologia de Sergipe emitido pelo Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), informou que a previsão é que as chuvas continuem ocorrendo no estado até a madrugada dessa segunda-feira (13).
Na noite deste sábado (11), choveu forte na Grande Aracaju, provocando alagamentos em diversos pontos da capital sergipana e no interior do estado, deixando ruas e avenidas intransitáveis.
As informações passadas pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, durante a noite do sábado e manhã deste domingo (12) foram registrados alagamentos na Avenida Juscelino Kubitschek; Avenida João Ribeiro; Avenida Gentil Tavares; Rua Lagarto; Avenida Filadélfia Dórea; Euclides Figueiredo; Airton Teles; Acrísio Cruz; Avenida Augusto Franco; Heráclito Rolemberg e Orlando Dantas.
A Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec) intensifica o trabalho de acompanhamento, monitoramento e apoio às coordenadorias municipais de Defesa Civil, neste período bastante quente, em que as tempestades de verão podem ultrapassar 50 milímetros/dia, os ventos fortes entre 40 e 60 km/hora, e os trovões e descargas elétricas serão frequentes.
“Até o momento, não foi encaminhado à Defesa Civil estadual qualquer tipo de ocorrência grave. De toda forma, estamos visitando pontos do estado e fazendo avaliação, a exemplo de Laranjeiras, na Rodovia Valter Franco, no morro de acesso à Igreja de Bom Jesus, onde ocorreu o movimento de massa, que é o deslocamento de rochas e segmentos”, informou o superintendente-adjunto, major Alysson de Carvalho.
O major ressaltou que, diante da possibilidade de mais chuvas, este ponto permanece em monitoramento e será interditado por questões de segurança, por intermédio das equipes da Defesa Civil, municipal e estadual.
Já a coordenadora de Planejamento e Gestão de Riscos, major Flávia Emanuela Cruz, destacou a importância da população realizar o cadastro para recebimebimento dos alertas.
“Reforçamos à população a importância do cadastro, através do SMS 40199, com CEP da localização, para receber de forma antecipada os alertas dos órgãos oficiais”, disse.
Foto: Marcos Rodrigues