A sexta-feira (29), trouxe diversão e agitação para o público que esteve na Praça São Francisco e na Praça do Carmo, na primeira noite de shows da 39ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc). Os palcos receberam nomes como Timbalada & Afrocidade, grupo Revelação, Samba do Arnesto e Mãeana.
O evento, que se estende até este domingo (1º), apresenta um cardápio de música boa e atrações que refletem a diversidade, a cultura e a história.
Durante a abertutura, o prefeito Marcos Santana destacou o FASC como um símbolo de resistência cultural, celebrando seus 52 anos de história. O prefeito relembrou a trajetória de retomada do festival, que, após 12 anos de hiato, ressurgiu com ainda mais força, diversidade e pluralidade. Ele agradeceu o apoio da comunidade e enfatizou a importância de fazer de São Cristóvão uma cidade viva e vibrante com arte e cultura. “Não foi fácil, mas conseguimos devolver ao FASC o tamanho e o respeito que ele merece”, afirmou.
No palco Palco João Bebe Água a noite de shows foi aberta com Liberty Soul, orquestra sanfônica de São Cristóvão. Moisés Oliveira, presidente da instituição e coordenador de sopros da Liberty Soul, destaca a importância de incluir artistas da terra na programação. “Eu fico emocionado, é uma sensação única de realização, todos merecem muito está aqui, a gente deve muito a gestão atual pelas oporunidades”.
O Festival é organizado pela Prefeitura de São Cristóvão por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), Villela Produções, o Ministério da Cultura e o Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura. Maratá, Estrella Galicia, Coca-Cola, Caixa Econômica Federal, Governo do Estado, Instituto Banese, MTur/Sesc, Banco do Nordeste e Correios patrocinam o evento, que também conta com o apoio da SE – Sistema Engenharia, da Colortex e da RR Conect.
Programação dos Palcos
Sábado (30)
Palco João Bebe Água
20h – Serigy All-Stars
22h – Marina Lima
00h – BaianaSystem
02h – The Baggios
Palco Frei Santa Cecília
18h – Nine Senses
19h20 – Filipe Catto
21h20 – Lamparina
23h20 – Iggo Centaura
01h20- Descidão dos Quilombolas
Domingo (01)
Palco João Bebe Água
19h – Joba Alves – De Gonzaga a Gonzaguinha
21h – Arnaldo Antunes
23h – Clinton Fearon
01h – Don L
Palco Frei Santa Cecília
18h – Francisco, El Hombre
20h – Nêga Doce
22h – Mombojó
00h – Los Sebosos Postizos
Foto/Heitor Xavier