Há 10 anos o Espaço Ativo Geriatria Integrada colocou Sergipe no mapa da inovação quando o assunto é atendimento à idosos, uma clínica especializada no cuidado ao envelhecimento saudável e ativo.
Um dos grandes desafios da atualidade é o envelhecimento populacional. “A sociedade ainda não está totalmente preparada para atender às necessidades da população idosa e, possivelmente não vem percebendo que esta população cresce muito rapidamente. A sociedade precisa estar alerta para a mudança demográfica que estamos vivendo, com o envelhecimento acelerado da população e a diminuição da taxa de natalidade que vem trazendo uma mudança epidemiológica, com um aumento de doenças crônicas que demandam cuidados contínuos, prolongados e especializados. Por isso, é fundamental a promoção do envelhecimento ativo, com foco na prevenção, diagnóstico precoce, reabilitação e serviços de geriatria e gerontologia, em especial, psicogeriatria”, informa Dra. Juliana Santana, médica geriatra e sócia da clínica.
A empresa tem se destacado pela equipe altamente qualificada, que compartilha valores como humanismo, ética, respeito, empatia, proatividade e foco em resultados. Os profissionais são especializados nas necessidades específicas dos idosos, e os serviços são inovadores e focados no valor, saúde e bem-estar dos pacientes e suas famílias. O ambiente da clínica é totalmente adaptado para o público idoso, transmitindo leveza, alegria e harmonia tanto para os colaboradores quanto para os pacientes e seus familiares. Diante desse trabalho a clínica passou a ser reconhecida como uma referência no país sendo citada em diversos congressos nacionais da área de geriatria.
História
A ideia de criar o Espaço Ativo surgiu em 2008, quando um grupo de geriatras apaixonados pela saúde do idoso atuava no Hospital e Clínica São Lucas. “Percebemos uma lacuna no atendimento geriátrico em Sergipe e sonhávamos em oferecer um cuidado integral e especializado aos nossos pacientes. Após anos de planejamento e dedicação, finalmente abrimos as portas da clínica em 2014, com o objetivo de proporcionar um envelhecimento ativo e saudável para todos, dando maior significado ao tempo”, conta Dra. Juliana Santana.
O atendimento completo abrange a saúde física, cognitiva e psicossocial do idoso, com serviços de prevenção a tratamento, com profissionais altamente capacitados, especializados e experts da gerontologia. “Disponibilizamos atendimento ambulatorial e domiciliar nas seguintes especialidades médicas: Geriatria, Psiquiatria, Neurologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia e Pneumologia. Além disso, contamos com profissionais das áreas não médicas, essenciais para o cuidado integral do idoso, como Fonoaudiologia, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física, Psicologia, Terapia Ocupacional, Neuropsicologia e Musicoterapia, todos trabalhando de forma integrada”, detalha Dra. Juliana.
MEMO
O maior programa de prevenção foi desenvolvido tendo como base o estudo FINGER, o MEMO (Método de Estimulação da Memória). “Esse é um programa de prevenção de doenças neurocognitivas, que inclui intervenções multimodais, como treinos cognitivos, físicos e socioemocionais, além do gerenciamento de fatores de risco. Acreditamos que o MEMO não só previne demências, mas também uma série de outras patologias neurológicas, psíquicas e físicas, promovendo a socialização e o lazer, criando laços que fortalecem a saúde do idoso”, destaca Dra. Juliana.
O Espaço Ativo está preparando uma novidade, em breve será lançado o Serviço de Vacinação, com um painel das principais vacinas recomendadas pela Sociedade Brasileira de Imunologia. “Acreditamos que a vacinação é uma bandeira importante a ser levantada”, salienta.
O Espaço Ativo também faz exames complementares especializados, como:
1.Avaliação Neuropsicológica – análise detalhada das funções cognitivas, humor e comportamento, fundamental para o diagnóstico de distúrbios cognitivos e transtornos de humor.
- Polissonografia (tipos 3 e 4) – diagnóstico de distúrbios do sono.
- Termografia – mapeamento da temperatura da pele para identificar atividades dolorosas ou inflamatórias.
- Painéis genéticos e biomarcadores – diagnósticos precisos de diversas patologias, como demências e parkinsonismo.
Além da prevenção e diagnóstico, nosso foco é o tratamento para manter o idoso funcional, proporcionando momentos felizes e memoráveis. Para isso, o Espaço Ativo oferece:
- Serviço de Terapias Injetáveis – tratamento de diversas patologias e suplementação nutricional por meio de terapias endovenosas, subcutâneas, intramusculares e intra-articulares.
- Centro de Tratamento – especializado no cuidado de idosos com doenças neuropsiquiátricas, com o objetivo de melhorar cognição, humor, comportamento e funcionalidade por meio de terapias interdisciplinares.
Além disso, o Espaço Ativo promove cursos e simpósios para profissionais da saúde e para a comunidade. “Acreditamos que a educação é a melhor ferramenta para um cuidado de qualidade. Também desenvolvemos o Bom da Cuca, um caderno de atividades cognitivas para exercitar a mente dos idosos”, conta
À frente do projeto estão Dr. Eduardo Yugi Minomo, Dra. Juliana Silva Santana Pereira, Dra. Luana Brandão Barbosa Oliveira, Dra. Luciana Costa de Oliveira Gouveia e Adgenison Santana do Nascimento.
Marcos da história do Espaço Ativo
- Criação e expansão do Centro de Tratamento de Doenças Neuropsicológicas, com foco no tratamento de Transtornos Neurocognitivos, oferecendo um espaço com terapias multimodais integradas desde 2014.
- Lançamento do Curso Mente Ativa (2017), promovendo a estimulação cognitiva para a comunidade.
- Criação do Simpósio para Filhos de Pais Idosos (2017), proporcionando apoio e informações para cuidadores familiares.
- Implantação da ação anual CINEMARQ (2018), integrando cultura e saúde para o público idoso em alusão ao dia da Conscientização do Combate à Doença de Alzheimer ( 21 de setembro).
- Lançamento do Bom da Cuca (2020), um caderno de atividades cognitivas diversificado para os idosos realizarem, no conforto de sua casa, estimulação cognitiva adequada.
- Expansão das especialidades médicas em 2021, oferecendo novos serviços.
- Criação do MEMO (2023), um método de estimulação da memória.
- Introdução do Simpósio Recorrente “Doença de Alzheimer em Foco”.
- Novos serviços como o posto de coleta com laboratório de apoio do Albert Einstein (2024).
“Estamos imensamente gratos a Deus e a todas as pessoas que contribuíram para o crescimento do Espaço Ativo. A cada conquista, nos sentimos mais motivados a continuar oferecendo soluções inovadoras e de excelência para o envelhecimento saudável. Cada sorriso, cada abraço e cada história de vida que acompanhamos se tornam memórias vivas que nos dão força para seguir adiante”, finaliza Dra. Juliana Santana.
Fonte: Rodrigo Alves Assessoria de Imprensa e Marketing. Foto: divulgação.